Beco na Lapa vira grande museu de arte urbana a céu aberto

O Corredor Cultural Beco do Pantera inaugura nova etapa no próximo sábado (13/1), com evento que reunirá diversas atividades gratuitas e shows

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Gabriel Cunha

O Beco dos Carmelitas, na Lapa, virou um grande museu de arte urbana a céu aberto do estado do Rio de Janeiro. O Corredor Cultural Beco do Pantera, criado no local, inaugura nova etapa no próximo sábado (13/1), com evento que reunirá diversas atividades gratuitas e shows, no horário das 10h às 22h. A classificação é livre.ebc Beco na Lapa vira grande museu de arte urbana a céu abertoebc Beco na Lapa vira grande museu de arte urbana a céu aberto

Trata-se do Beco Verde, iniciativa da Tropa da Solidariedade. O projeto é liderado pelo rapper Shackal e inclui nomes de peso da arte urbana no Brasil e no mundo, entre os quais estão Bragga, Marcelo Ment, André Kajaman, Bella Phame, Juliana Angelino, Bruno Big, Thiago Tarm, Pandro Nobã, Juliana Fervo, Ivan Ninety e Feo Flip.

Os artistas envolvidos na recuperação do local começaram a grafitar as paredes do beco antes da pandemia de covid-19 e retornaram após a suspensão das medidas de distanciamento social. A tropa criou uma sede no Beco dos Carmelitas número 09B e decidiu revitalizar o bairro através da arte urbana. O Corredor Cultural Beco do Pantera vai até a Rua Teotônio Regadas, na Escada Selarón.

A primeira intervenção, no sábado (13), terá barracas, feira, shows, “energia boa, com esperança, com desejo de mudança”, como assegura Shackal.

Advertisement

O rapper garante que o Beco dos Carmelitas, ou Beco do Pantera, será um museu em andamento porque as pinturas ficarão durante um tempo, depois virão outros artistas que as substituirão. “Porque são vários artistas ligados ao nosso projeto”. Será inaugurada no dia 13 uma parte significativa do projeto, que vai da Praça Paris até a Rua da Lapa, englobando dois quarteirões de pintura a céu aberto, reunindo grafiteiros de outros países, como Espanha e Alemanha. “O lugar está mais bonito, mais colorido, as pessoas estão mais felizes com a ideia. Acho que está valendo a pena”.

Atrações

Além da exposição a céu aberto, o evento terá shows gratuitos de BNegão, Shackal, Vandal RJ, Akira Presidente, SD9, Baixa Santo Sound System, Bebel do Gueto, Old Dirty Bacon, Slam das Minas, Mixtério, Quase Nada Gang, Bloco da Tropa e DJs Foguinho, Egil e Mohamed. A programação contará também com apresentações circenses, batalhas de rimas, recreação para crianças, oficina de yoga, feira de artesanato e culinária com expositores locais, Flash Tattoo, ação social com entrega de alimentos e rodas de conversa. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Beco na Lapa vira grande museu de arte urbana a céu aberto
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Beco na Lapa vira grande museu de arte urbana a céu aberto
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui