Nesta segunda-feira (27), a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis anunciou a sinopse e o título do enredo para o Carnaval de 2025: “Laíla de todos os santos. Laíla de todos os sambas”. A agremiação prestará uma homenagem a Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, conhecido como Laíla, um dos maiores diretores carnavalescos que esteve presente em 13 dos 14 títulos da escola, falecido em junho de 2021 devido a complicações da covid-19.
A homenagem a Laíla foi divulgada pela agremiação no mês de fevereiro, entretanto, os detalhes do enredo só foram revelados nesta segunda-feira, data em que o diretor do carnaval, harmonia, intérprete e carnavalesco completaria 81 anos.
Com a assinatura de João Vitor Araújo e pesquisa de Bianca Behrends, Vivian Pereira e Guilherme Niegro, o enredo partirá da religiosidade e fé em Xangô, passará por sua atuação no carnaval dentro e fora da Beija-Flor e terminará em um reencontro com Joãosinho Trinta no plano espiritual.
“Kaô Kabecilê, Xangô Menino da Pedreira de Salgueiro! É o brado da aldeia nilopolitana, evocando o Deus do Trovão, do alto de seu trono, a fazer justiça com o seu machado, pelo reconhecimento do seu real valor. Sopram os ventos de Oyá, trazendo alento à memória do filho nascido do ventre de Dona Corina, e renascido em Orixá”, expõe a legenda de um vídeo publicado nas redes sociais da escola.
A Beija-flor conquistou apenas o oitavo lugar no carnaval de 2024, sendo à segunda pior posição da escola desde sua volta definitiva à elite da festividade carioca, em 1974. Para 2025, a escola de Nilópolis buscará o 15º título e será a segunda a desfilar na segunda-feira de carnaval.