Beijo na boca, pochete e cartão: Lista de golpes no Carnaval de Rua viraliza; saiba como evitar

Contagem regressiva para folia no Rio também traz os golpes que costumam acontecer durante os dias festa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Bloco Carrossel de Emoções (Foto Gabriel Monteiro)

Época mais alegre e festiva do ano, o Carnaval de Rua esconde uma série de perigos em forma de golpes que infelizmente assolam foliões, que em sua maioria esmagadora, querem apenas se divertir durante os dias de festa. Quem vive no Rio de Janeiro já conhece bem como as coisas funcionam por aqui e, portanto, já desenvolveu uma série de estratégias para garantir a própria segurança e a de amigos, mas e os turistas e parte do público mais desavisada ou distraída, como faz?

Uma lista de golpes praticados por criminosos durante o Carnaval e relatados por vítimas (veja abaixo) tem viralizado nas redes sociais alertando os frequentadores dos blocos. A criatividade do mal tem de tudo. Desde os famosos truques das maquininhas de cartão, até um flerte para distrair a vítima e poder furtar os pertences.

O Guia contra os golpes também traz eventuais soluções para que o público consiga se desvencilhar das armadilhas ao longo desta época do ano. Os Blocos de Rua atraem multidões, com muitas cores, animação e fantasias inovadoras e divertidas, mas no meio de tanta coisa boa, algumas pessoas aproveitam para levar vantagens sobre as outras. Fique atento!

Veja a lista com alguns dos golpes mais comuns neste Carnaval

Golpe da pochete

“Dois a três homens passam juntos pela frente da pochete que tá na cintura. um com o dedo puxa o zip o seguinte pega. por isso eu uso trava, um elástico de cabelo no zip e um gancho na lateral”.

Advertisement

Solução: pochete invertida ou doleira interna.

Golpe do abraço de estranhos sem motivo

“Ontem tava rolando um assunto assim em outro grupo. Tem umas pessoas abraçando, dizendo que é aniversário por exemplo e outra pessoa vem por trás e rouba o celular”

Solução: ao ser abraçado por desconhecido, se desvencilhar e procurar local seguro.

Golpe do beijo na boca

“Eu falei brincando mas é verdade. Uma amiga beijou um cara e enquanto beijava ele abriu a pochete dela e levou”.

Solução: pochete invertida ou doleira interna.

Golpe do furto em bando

“A pessoa é furtada e ao correr atrás do ladrão, outros comparsas a acompanham gritando e desestimulando agressivamente de correr atrás”

Solução: Não usar o celular no meio da multidão, usar em locais seguros; amarrar seus pertences junto ao corpo; não está só nos blocos; andar junto com pessoas fortes e com cara de mau.

Golpe da maquininha de aproximação

“Golpista passa uma maquininha de cartão perto dos bolsos com o valor de uma compra. O que pegar, pegou”

Solução: tirar o pagamento por aproximação ou colocar senha para esse pagamento.

Golpe da máquina de cartão

“Você tenta pagar por aproximação, mas a máquina está com algum tipo de programação que não passa na primeira vez, mas sim registrar o número do cartão (antigamente chamavam de chupa-cabra rsrs). A pessoa pega o cartão da sua mão e diz que vai tentar de novo. Nisso vê o código de 3 dígitos atrás e, em seguida, começa a fazer compras online. Foi isso o que aconteceu comigo no Rock in Rio. Confesso que é um golpe mais elaborado, mas não impossível… Isso é de quadrilha grande”.

Solução: não dê o cartão na mão de ninguém.

Golpe do Spray de pimenta

O jornal O Globo trouxe uma nova modalidade de golpe que poderá ocorrer no Carnaval deste ano. Criminosos têm lançado spray de pimenta para deixar as pessoas tontas e, enquanto elas tentam amenizar os efeitos do aerossol, os ladrões aproveitam para roubar seus pertences.

Solução: Se perceber uma sensação repentina de ardência nos olhos, tente sair o mais rápido possível do local e evite deixar itens de valor vulneráveis.

Efetivo policial no Carnaval

Nesta terça-feira (14/02), durante a presentação do plano operacional do Carnaval, o coronel Luiz Henrique Pires, secretário da PM, informou que 15 mil homens serão mobilizados todos os dias. “No Sambódromo teremos 54 viaturas, 10 pontos de revista e seis torres de monitoramento”, detalhou.

“Na Zona Sul, vamos fazer revistas de pessoas que saírem das estações de metrô. Vamos ver como vamos atuar”, disse.

Secretário da Polícia Civil, o delegado Fernando Albuquerque informou que durante o carnaval terá 3 mil homens e atuará em parceria com a PM. “Reforçamos as delegacias do Centro e da Zona Sul. Vamos criar mais uma central de flagrante, a 14ª DP, além da Deat, para turistas e estrangeiros. No Sambódromo vamos ter atendimento específico para as mulheres e crianças”, disse.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Beijo na boca, pochete e cartão: Lista de golpes no Carnaval de Rua viraliza; saiba como evitar
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui