Halfoun: Bel trufas, no Leblon, é a doceria mágica onde está o presente para a sua mãe

Aqui há bolos lindos e deliciosos, além de caixas charmosas com alguns dos melhores doces da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Eu tenho uma teoria:  comida é abraço. E quanto mais caprichada ela for, mais gostoso será o afago. Imagina então o que é um bolo de frutas vermelhas cuja base tem massa branca, brigadeiro branco, brigadeiro preto e doce de leite, coberta com ganache de chocolate amargo. Tudo isso feito com a maior delicadeza e um equilíbrio inacreditável dos ingredientes.

A alquimia lhe parece doce demais? Não é. Coisa da craque Bel Carvalho, a confeiteira e dona da Bel Trufas, uma lojinha no Leblon que parece ter saído de um conto de fadas.

É lá (e na internet também) onde ela vende os bolos que faz para o Dia das Mães. Tem ainda brownie decorado, amêndoa com chocolate branco, bolo mole, pavlova. E uma guirlanda de pistache com brigadeiro de laranja, coberta por buttercream e adereços que incluem até folhas de manjericão. Ela é linda de morrer e nos leva para o céu a cada garfada. É o meu bolo preferido da Bel.

banner amarelo 2 Halfoun: Bel trufas, no Leblon, é a doceria mágica onde está o presente para a sua mãe

Eu a conheci por causa de uma calda de chocolate, preparada com a matéria-prima em pó elaborada por ela mesma, com barras 100% cacau e um ajuste sutil de açúcar. Depois dela, nunca comi nenhuma outra igual. Aí, foi mergulhar no universo da Bel Trufas para descobrir que a doceira foi parar na cozinha pelas mãos da Lourdes, a cozinheira da família, com quem a Belzinha passava o dia grudada, perto do fogão. A lembrança dela faz a Bel dar uma travadinha até hoje. “A Lourdes foi a pessoa que me viu crescer e esteve em todos os momentos importantes da minha vida. Coincidência ou não, nos deixou numa Páscoa”, diz.

O chocolate veio por meio dos ovos de coelho que, aos 18 anos, a Bel resolveu fazer para “vender para fora” (coisa comum no Rio, nos anos 1990) e levantar uma graninha. Então, não parou mais. Fez um curso de trufas, passou a vendê-las pela cidade toda até abrir a própria loja.

Para mim, confesso, é difícil circular pelo Leblon e não dar uma passada em busca não só das trufas, mas do bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro – e um cafezinho. Então, levo os melhores cookies do Rio para casa.

Falando neles, os biscoitos fazem parte das charmosas caixas para presentear com outras delícias da Bel. É afago que não acaba mais. Vai na minha que você vai na boa.

Serviço
Bel Trufas
Rua General Venâncio Flôres, 481, Leblon
Tel.: (21) 3114-8035
WhatsApp (21) 98557-9996
www.beltrufas.com.br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Halfoun: Bel trufas, no Leblon, é a doceria mágica onde está o presente para a sua mãe
Robert Halfoun é jornalista, publicitário e amante da boa mesa. Depois de anos na Editora Abril, relançou com grande sucesso a Revista Domingo, no Jornal do Brasil, onde também atuou como Diretor Executivo. Então, dirigiu a Revista Gula, na época de sua maior circulação, até que, há oito anos, lançou a plataforma Sabor.club, com revista, site e o clube de assinaturas Sabor Clube. É também autor do livro Histórias da Gastronomia Brasileira, lançado em parceria com Ricardo “alô alô” Amaral.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui