Mural de Eduardo Kobra é inaugurado em Niterói

Trabalho pretendo homenagear os moradores de Niterói em comemoração aos 450 anos da cidade; no ano passado, a artista inaugurou o mural "Vitória, dedicado à luta contra o câncer

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Divulgação

A cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, ganhou um belíssimo presente, nesta segunda-feira (27), quando foi inaugurado o novo painel do muralista Eduardo Kobra, na entrada da cidade, no muro do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap). A obra foi um presente de Kobra à cidade por seus 450 anos.

O trabalho, o segundo de Kobra na cidade, tem 35,14 metros por 7,90 metros – 277, 60 metros quadrados – e homenageia os niteroienses e as belezas naturais da cidade. A inauguração do painel aconteceu, às 17h, com as presenças de integrantes do poder público da cidade, da Águas de Niterói e da Universidade Federal Fluminense (UFF), parceiras no empreendimento.

O prefeito Axel Grael (PDT) se disse orgulhoso dos trabalhos que Eduardo Kobra ofertou a Niterói. Para Grael, ter o belo painel na entrada da cidade causará um grande efeito nas vidas de moradores e visitantes de Niterói.

 “Essa é a maior obra do artista na cidade. Em um lugar de destaque, que todo niteroiense vai poder passar por aqui e usufruir da beleza da arte do Kobra, que é um artista que nos orgulha muito. Um brasileiro que expõe seu talento em várias cidades do mundo e ele ter trazido essa oportunidade para Niterói é muito bacana,” disse o prefeito da cidade.

Advertisement

Eduardo Kobra, por sua vez, ressaltou o forte apelo ecológico do trabalho, que contou com a participação do seu filho Pedro, de 6 anos.

“Uma das crianças é meu filho, Pedrinho, de seis anos de idade. É uma mensagem forte. Lutamos pelo futuro do planeta, da humanidade e, claro, dos nossos próprios filhos! A preservação das nascentes, mananciais, oceanos e das águas em geral, é importantíssima e indispensável para todo o ser humano. A mensagem do mural de Niterói é, de certa forma, também a mensagem que procurei transmitir ao pintar o mural ‘The Future is Now!’, em setembro do ano passado, na fachada da ONU, em Nova York. O que a gente faz agora reflete para as próximas gerações. Quanto mais a gente cuidar do planeta, nós mesmos colheremos os frutos disso”, ressaltou o artista.

O muralista, internacionalmente reconhecido, teve outro trabalho inaugurado na cidade, em outubro do ano passado: o mural da “Vitória”. O painel, que foi instalado no bairro de São Francisco, na Zona Sul de Niterói, é dedicado à luta dos pacientes contra o câncer.

 “Minha outra obra, o mural ‘Vitória’, também fica em um lugar que cuida da saúde das pessoas: uma clínica particular que atua na luta contra o câncer. Agora, a obra é em um hospital público. Sempre tive uma preocupação grande com a questão da saúde, mas durante a pandemia comecei a pintar ainda mais, já que é uma questão crucial no país e no mundo. É importante para trazer leveza e esperança, dentro da visão de que a arte pode transformar espaços públicos”, declarou Eduardo Kobra.

Recentemente, Kobra homenageou a jornalista Glória Maria, falecida, aos 73 anos, em decorrência de um câncer no cérebro, no início do mês. A tela dedicada à Glória captou o espírito aventureiro, liberto e alegre da jornalista.

Com 48 anos, Eduardo Kobra tem 3.000 murais, em mais de 35 países, e em vários estados brasileiros. Em seus trabalhos, o artista busca democratizar a arte e transformar as vias públicas e, até montanhas, em galerias de arte a céu aberto. Os trabalhos “Etnias – Todos Somos Um”, no Rio de Janeiro, com cerca de 3.000 metros quadrados; e o  “Mural do Chocolate”, localizado na rodovia Castelo Branco, em Itapevi (SP), com 5.742 metros quadrados, entraram no Guinness Word Record, como os maiores murais do mundo.

Divulgação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mural de Eduardo Kobra é inaugurado em Niterói
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui