Benedita entrega a Dom Orani um resumo de suas propostas

Estado laico, moradia, emprego e combate à miséria são alguns dos pontos levantados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Benedita da Silva, candidata do PT nesta eleição à Prefeitura do Rio, entregou a Dom Orani, na sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro, um resumo de suas propostas para o combate à fome, o abrigamento de moradores de rua e a geração de empregos na cidade.

A defesa do Estado laico, não controlado por nenhuma religião, também deu o tom do encontro de Dom Orani com Benedita, que é evangélica, e Rejane, católica. Laico, definiu Dom Orani, “não significa ateu, mas aberto ao diálogo com todas as religiões”.

Benedita reconheceu o trabalho da Igreja Católica na “redução do flagelo dos desabrigados” e a importância do Banco da Providência na promoção das pessoas, entre outras iniciativas da Igreja.

A criação de um banco popular para ajudar quem precisa montar ou ampliar um negócio na comunidade foi apresentada por Benedita como um dos pontos fortes de seu programa, assim como o investimento na geração de empregos e criação de moradias ao longo da Avenida Brasil, nas zonas Norte e Oeste. Todos concordaram também com a necessidade de agilização dos processos para dar o título de propriedade a quem mora nas favelas.

Advertisement

“A pessoa está ali, construiu sua vida, não vai sair, todos sabem. Não faz sentido a burocracia impedir que a família receba o título de propriedade”, afirmou Rejane.

“A pessoa precisa ter um endereço”, defendeu Dom Orani.

Benedita lembrou das lutas das quais participou contra remoções de favela. Ela mesmo nasceu em uma comunidade que acabou sendo removida, a Praia do Pinto, entre Leblon e Lagoa.

“O Vidigal ficou muito tempo ameaçado. Eu andava no meio do mato para ir até lá. A pressão para remover os moradores só diminuiu quando o Papa (João Paulo II) foi lá”, lembrou a candidata, que citou seu projeto Minha casa na favela.

Benedita homenageou o centenário do nascimento de Dom Eugênio Sales, um dos antecessores de Dom Orani que mais marcaram a história da Arquidiocese, morto em 2012. Dom Orani leu atentamente o documento com o resumo das propostas contra a fome e comparou a proposta dos PF’s (pratos feitos) para pessoas carentes à distribuição de vales-refeição pela Igreja durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio, em 2013.

Os dois concordaram com a necessidade de albergues em condições mais dignas para abrigar a população de rua, outro ponto do programa de Benedita. Benedita falou ainda do programa Renda Carioca, um complemento de R$ 100 por mês para 250 mil famílias carentes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Benedita entrega a Dom Orani um resumo de suas propostas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui