Benfica, bairro carioca movido pela boa gastronomia

Com três restaurantes bastante elogiados, além do Cadeg, Benfica se destaca pela culinária de qualidade, especialmente a portuguesa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Interior do bar Velho Adonis, em Benfica - Foto: Reprodução/Rio Já

Vizinho a bairros como São Cristóvão, Caju e Mangueira, Benfica, na Zona Norte do Rio de Janeiro, tem na gastronomia seu principal encanto. Na região, estão localizados bares e restaurantes que certamente estão entre os melhores da capital fluminense.

A começar pelo Mercado Municipal do Rio (Cadeg), antigamente chamado de Central de Abastecimento do Estado da Guanabara. Além de ser uma das melhores opções da cidade para a compra de frutas, verduras e plantas, o Cadeg, localizado no número 110 da Rua Capitão Félix, tornou-se, ao longo dos anos, um reduto da culinária portuguesa, com restaurantes que dispõem de pratos típicos lusitanos como bacalhoada, cozido, arroz de pato, feijoada, entre outros.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CADEG Mercado Municipal do Rio (@cadegrio)

A cerca de 400 metros dali, mais precisamente no número 2.156 da Rua São Luiz Gonzaga, está o Velho Adonis, bar conhecido por ter o ”melhor bolinho de bacalhau do Rio”. Não apenas isso, no local é possível experimentar variadas opções de polvo, paella, moqueca, sardinha e muito mais.

Continuando na Rua São Luiz Gonzaga, desta vez no número 2.330, a rota gastronômica em Benfica passa também pelo Zinho Bier, restaurante especializado em costela no bafo. Sem dúvidas, é de dar água na boca! Paralelamente, o estabelecimento tem diversas opções de carnes, hambúrgueres e petiscos em geral.

Por fim, o Dom Pedro, que ocupa o número 31 da Rua Francisco Manuel, a menos de 200 metros de distância do Zinho Bier, é ideal para quem busca variedade de pratos. Com cara tanto de bar quanto de restaurante, a casa tem opções para todos os gostos, como o tradicional arroz de polvo, e funciona tanto para almoço quanto para jantar.

E mais

Além da gastronomia, Benfica é conhecido também por outros fatores. Um deles é a chamada ”Rua dos Lustres”. Trata-se da Rua Senador Bernardo Monteiro, que tornou-se um dos principais polos de luminárias e similares da cidade, com variadas lojas deste segmento.

Ademais, em Benfica está localizado o Presídio José Frederico Marques, que já abrigou diversos nomes famosos da história do RJ, como os ex-governadores Anthony Garotinho, Rosinha Garotinho e Sérgio Cabral Filho; o ex-deputado estadual Jorge Picciani; o ex-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) Carlos Arthur Nuzman; e o empresário Jacob Barata Filho.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Benfica, bairro carioca movido pela boa gastronomia

2 COMENTÁRIOS

  1. Além das ótimas opções citadas na matéria, Benfica também abriga e valoriza a cozinha caseira, popular e regional como o aconchegante e agradável Tempero da Boneca situado na rua Célio Nascimento n?34.

  2. Além das ótimas opções citadas na matéria, Benfica também abriga e valoriza a cozinha caseira, popular e regional como o aconchegante e agradável Tempero da Boneca situado na rua Célio Nascimento n?34.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui