Benzedeiras do Rio participam de projeto de valorização da cultura rezadeira 

Imaginários Benzedeiros lança site, ebook e vídeos com entrevistas de mulheres que mantêm a tradição ativa em bairros do subúrbio carioca

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Foto: Divulgação

Espinhela caída, cobreiro, dores pelo corpo, quebranto, febre que não passa, erisipela, mal de simioto e fadiga: tudo isso pode ser curado com benzedura, revelam as três mulheres entrevistadas pelo projeto Imaginários Benzedeiros, que acaba de lançar um site, ebook e uma série de micro-vídeos contando sobre essa tradição — que embora cada vez mais rara — se mantém viva em bairros do subúrbio do Rio de Janeiro. O material, colhido nos primeiros meses de 2024, e lançado agora em 2025, pode ser acessado gratuitamente através da página  benzedeiras.rio.br.

PUBLICIDADE

Na medicina popular, corpo e espírito são inseparáveis. Remédios naturais, rezas, cantos e simpatias curam tanto a carne quanto a alma. Foram esses os princípios que nortearam a produtora cultural Quintal das Criações a investigar as tradições das rezadeiras e benzedeiras que são historicamente referências nas comunidades em que vivem. No último dia 19, práticas ancestrais de matrizes africanas — ebós, banhos, chás, defumações, amacis e boris — foram oficialmente reconhecidas pelas secretarias de Meio Ambiente e Saúde da prefeitura do Rio, como promotoras da saúde complementar ao SUS. 

“As benzedeiras cumprem um necessário papel de guardiãs da memória e da cultura popular, e seus ofícios são um importante patrimônio para a cidade. Nossa pesquisa teve como objetivo apresentar essas mulheres e revelar como elas percebem a saúde, a morte, a vida e a comunidade“, comenta Taty Maria, pesquisadora e produtora do projeto. 

Durante o processo, Taty Maria teve a oportunidade de conversar com mulheres que benzem e curam a partir de diferentes elementos sincréticos e religiosos, como, plantas, cristais, pedras, a força da palavra e do canto.

“Buscamos escutar como funcionam as tecnologias ancestrais que desafiam o racismo epistemológico e científico, e lançam ao mundo repertórios de encantamento, bênção e cura”, comenta. 

Este projeto recebeu o fomento da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa de Fomento à Cultura Carioca (FOCA).

Sobre a Quintal das Criações

A Quintal das Criações é uma produtora cultural dedicada a pensar a cidade por meio da cultura. Cultura como ferramenta estratégica para combater os problemas sociais, que, em última análise, são problemas culturais. Com um enfoque na preservação das identidades culturais, patrimônio, e memória, na valorização dos profissionais da cultura, e comprometida com as justiças econômica, climática, racial e de gênero, a produtora visa promover impacto social.

Ficha técnica: 

Concepção e pesquisa: Taty Maria

Consultoria em pesquisa: Juliana Alves Magaldi

Coordenação de produção: Terreiro de Ideias

Produção audiovisual e fotografia: Mazé Mixo

Projeto gráfico: Kaleu Menezes e Peregum

Site: Thiago Ribeiro

Mídias sociais e assessoria de imprensa: Alex Teixeira

Realização: Quintal das Criações

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Benzedeiras do Rio participam de projeto de valorização da cultura rezadeira ddr newsletter Benzedeiras do Rio participam de projeto de valorização da cultura rezadeira 
lapa dos mercadores 2024 Benzedeiras do Rio participam de projeto de valorização da cultura rezadeira 

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui