Com o objetivo de estimular o debate sobre a violência contra as mulheres, a Biblioteca A Casa Amarela, em Anchieta, promoveu mais uma edição do “Quinta Delas”, projeto que recebe mulheres para atividades de conscientização e autocuidado. Nesta quinta-feira (24), a ação – que teve entrada franca -, contou com a participação especial da psicóloga e psicanalista Ingrid Gerolimich.
Segundo os dados da Rede de Observatórios da Segurança, a cada quatro horas uma mulher sofre violência no Brasil. Em 2022, foram mais de 2 mil casos registrados, desses, quase 500 foram feminicídios, ou seja, a cada dia ao menos uma mulher morreu. Ingrid reforça a importância de debater essa estatística alarmante de violência contra a mulher e, principalmente, de conscientizar e acolher as vítimas:
“É fundamental ter essas ações nos territórios, para que possamos falar sobre os vários tipos de violências além da física, como a violência patrimonial e a psicológica. Precisamos dialogar cada vez mais sobre as maneiras que mulheres podem lutar contra isso, como podem denunciar e sair dessas situações de abuso. E também, falar com as novas gerações para que não reproduzam nem aceitem nenhum tipo de violência”, destacou Ingrid.
A atividade contou ainda com sessões de massagem e acupuntura, totalmente gratuitas.