Biblioteca especializada em artes, urbanismo e arquitetura é inaugurada na Cidade Universitária

O espaço abrigará um acervo com mais de 90 mil itens e será equipado com infraestrutura para produção de mídia digital e acesso à internet de alta velocidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Faculdade de Arquitetura de UFRJ (Foto: Reprodução)

A mais ampla biblioteca especializada em artes, urbanismo e arquitetura da América Latina inaugurou um novo espaço de mais de 1.210m² no segundo andar do Edifício Jorge Machado Moreira, situado na Cidade Universitária, no início deste mês. O espaço, projetado pelo arquiteto homônimo do prédio em 1954, será uma fonte valiosa para a Escola de Belas Artes (EBA), a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur), oferecendo acesso a um acervo vasto com mais de 90 mil itens. E além disso, a biblioteca está equipada com infraestrutura para produção de mídia digital e acesso à internet de alta velocidade, atendendo às necessidades atuais de conectividade, graças ao suporte da Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Após quase duas décadas fechado ao público, o espaço recém-inaugurado, que abrigava o Museu Dom João VI de 1978 a 2004, passou por estudos para determinar sua reutilização. As direções da FAU e da EBA propuseram a criação de uma biblioteca no local, seguindo o projeto original, que recebeu prêmio na IV Bienal de São Paulo em 1957, mas nunca foi totalmente implementado. A concretização da ideia foi possível com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), aproximadamente 1 milhão de reais e uma emenda parlamentar de 700 mil reais, conquistada pela EBA com o ex-deputado federal Alessandro Molon em 2022.

A Faperj também ofereceu suporte para aquisição de acervo e manutenção da infraestrutura da Biblioteca da FAU e investimentos do Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI/UFRJ) por meio de outra emenda parlamentar do mesmo ex-deputado. A previsão é que a biblioteca integrada esteja plenamente operacional no início de 2024.

No momento, o espaço conta com estantes e algumas mesas para estudo, sendo que todo o acervo será gradualmente transferido para lá. “Agora a gente vai voltar a ter uma biblioteca onde os alunos possam estudar e fazer as pesquisas. Ainda há muita coisa a ser feita. Estamos negociando com a Caixa Econômica Federal para trazer painéis do pintor e ex-professor da UFRJ Lydio Bandeira de Mello” comentou a professora Madalena Grimaldi, diretora da EBA.

Advertisement

Leia também

‘Guadalupe’, ‘Lobo Júnior’, ‘Fiocruz’ e mais: confira os nomes das 20 estações do BRT Transbrasil

Dengue: Ministério da Saúde envia 1º lote de vacinas enquanto RJ intensifica medidas de combate

Na inauguração, o professor Guilherme Lassance, diretor da FAU, enfatizou o empenho de diversas gestões anteriores para concretizar esse projeto de longa data. “Estamos apenas concluindo este processo de longa data, uma espécie de sonho que todos tinham de dar ao espaço a destinação concebida pelo arquiteto Jorge Machado Moreira. Agradecemos a todos que contribuíram para o sistema de bibliotecas da UFRJ” comemorou.

A biblioteca integrada está situada no mezanino do Edifício Jorge Machado Moreira, na Avenida Pedro Calmon, 550, Cidade Universitária, na Ilha do Governador.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Biblioteca especializada em artes, urbanismo e arquitetura é inaugurada na Cidade Universitária

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Biblioteca especializada em artes, urbanismo e arquitetura é inaugurada na Cidade Universitária
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui