A Biblioteca Nacional, no Centro do Rio, inaugura nesta sexta-feira, 14 de julho, a exposição “Uma janela para o armazém de periódicos”, que marca o centenário da Coordenação de Publicações Seriadas, celebrado ano passado. A mostra traz cerca de 80 itens do acervo da biblioteca, que possui a mais antiga e completa coleção de publicações seriadas do país – atualmente com mais de 81 mil títulos e 372 mil volumes. A exposição é gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta, das 10h às 17h.
Uma das raridades é o Vossa Senhoria, reconhecido pelo Guinness World Records como o menor jornal do mundo. O periódico foi publicado pela primeira vez em 1935, na cidade de Goiás, nas dimensões de 9 cm x 6 cm. Em 1996, passou a ser editado nas dimensões de 3,5 cm de altura por 2,5 cm de largura. Outra joia do acervo é um exemplar do jornal O Mulato ou O Homem de Cor, criado em 1833, por Francisco Paula Brito. Trata-se do pioneiro da imprensa negra no Brasil, primeiro jornal do país a lutar contra a discriminação racial e a favor da abolição da escravidão.
Janela para o passado
“As coleções de jornais velhos podem ser comparadas a um subterrâneo onde se depositam bens de toda sorte: desde barras ou pepitas de ouro até simples latas de querosene vazias. Elas contêm tudo que alguém possa procurar e mais alguma coisa (…). É ir ali à Biblioteca Nacional e entrar na seção de periódicos, dirigida pela srta. Zilda Galhardo de Araújo. Procurada no fichário a indicação do jornal ou revista, e feito o pedido em poucos minutos o curioso tem à sua frente uma fatia do passado (…)”.
O trecho acima, de Antônio Crispim (pseudônimo de Carlos Drummond de Andrade), publicado no jornal Correio da Manhã, em 31 de janeiro de 1959 – e que integra a exposição – traduz o espírito com que a equipe da Biblioteca Nacional realizou as pesquisas para a exposição. O resultado foi a captura de verdadeiras preciosidades do acervo, divididas em cinco módulos temáticos: “Um resgate de objetos de memórias”, “Periódico manifestado”, “Um armazém de diversidades”, “Fragmentos sociais que compõem a nossa história e formam nosso acervo”, “Nossas coleções e Preciosidades”.
De acordo com servidores da CPS, “uma biblioteca não é formada apenas pelo seu acervo, mas também por aqueles que o tratam e consultam, ajudando a mantê-lo vivo. A partir da curiosidade dos servidores em descobrir um pouco da história da unidade a qual pertencem, buscamos, por meio da pesquisa em documentos internos, relatórios institucionais e no próprio acervo da FBN, trazer à luz o legado até então não explorado da CPS desde sua criação. Assim, essa exposição é uma das formas que encontramos para reconhecer e homenagear todos aqueles que, com seu trabalho e dedicação, participaram da construção da Coordenação de Publicações Seriadas ao longo dos últimos cem anos”.
Serviço
Exposição “Uma janela para o armazém de periódicos”
Data: de 14/07 a 13/09/23
Horário: 2ª a 6ª feira, 10h às 17h
Local: Biblioteca Nacional
Endereço: Av. Rio Branco, 219 – Centro
Entrada gratuita
A exposição também poderá ser visitada de forma virtual no site da BN Digital: http://bndigital.bn.gov.br.