Um espaço exclusivo para capacitação de dois mil jovens de baixa renda foi inaugurado na semana passada. O Instituto Proa, em parceria com a P&G e apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa criou este projeto voltado para jovens de baixa renda. As inscrições estarão disponíveis até o dia 12 de abril, através do site www.proa.org.br. Em abril, também na BPE, haverá um novo projeto de formação de profissionais para o mercado audiovisual
Para participar, é preciso ter entre 17 e 22 anos e estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública além de morar no Estado do Rio de Janeiro.
“Como é bom poder participar de um momento tão importante para estes jovens. Nós estamos adequando a Biblioteca para ser o maior polo de inovação do Rio de Janeiro, não à toa trabalhamos muito para materializar esse sonho. Precisamos de iniciativas que falem diretamente com os jovens da periferia, e o Proa atende especialmente essa demanda”, ressaltou a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
Segundo Alini Dal’Magro, CEO do Instituto Proa, a Biblioteca Parque foi escolhida para o projeto pelo seu fácil acesso e localização: “A intenção do Proa é instruir jovens que buscam um futuro melhor. Sempre acreditamos que o sonho é o agente que motiva a mudar a nossa realidade e das pessoas no nosso entorno. Vai ser muito produtivo e esperamos obter grandes resultados com todos os jovens atendidos”.
O local montado na BPE contém 20 computadores, com acesso à internet para realizar os cursos na Plataforma Proa, no qual os jovens poderão desenvolver ou aperfeiçoar habilidades para o mercado de trabalho e tirar dúvidas pessoalmente com um monitor. O curso oferece 100 horas de aula nos seguintes módulos: Autoconhecimento, Planejamento de Carreira, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Ao final do curso os alunos que concluírem estarão aptos para participarem de processos seletivos para vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego.
“O estado vive um momento único de recuperação econômica, e investir no futuro, nos nossos jovens, é o caminho para o desenvolvimento do Rio de Janeiro. Tenho certeza que essa parceria com o instituto Proa será um marco para muitos jovens fluminenses. Espero que eles nunca percam o que tem de mais importante na vida: a capacidade de sonhar”, declarou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinicius Farah.
A iniciativa também tem parceria da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin-RJ). Participaram da inauguração o diretor-jurídico e de relações governamentais da P&G, Francisco Filho, e o presidente da Codin-RJ, Júlio Andrade.
Audiovisual em abril
Bússola Brasil é um projeto, da Panela Filmes, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O projeto vai oferecer duas modalidades de cursos ministrados por profissionais do mercado audiovisual: Artístico e de Gestão.
As aulas acontecerão na Biblioteca Parque Estadual, nos meses de abril e maio, somando o total de 96 horas de curso. A modalidade Artística abordará técnicas de roteiro e direção conjugadas à montagem, malha sonora e fotografia. Já a parte de Gestão será voltada para assuntos como propriedade intelectual, regulação, gestão empresarial e estruturação de negócios audiovisuais.
Para realizar a inscrição ou outras informações, o projeto disponibiliza o seguinte site: https://www.bussolabrasilcapacitacao.com.br/.