A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (1º) o Projeto de Lei 3.423/24, de autoria do deputado Vitor Júnior (PDT), que propõe a alteração do nome da Biblioteca Pública Parque Estadual para Biblioteca Estadual Ziraldo Alves Pinto. A proposta passou em primeira discussão e ainda precisará de uma segunda votação para ser confirmada.
A homenagem é dedicada ao escritor e desenhista Ziraldo, nascido em Caratinga (MG), em 1932, e falecido em abril de 2024, aos 91 anos. Aos 16 anos, Ziraldo se mudou para o Rio de Janeiro, onde iniciou sua trajetória como ilustrador. Foi pioneiro nas revistas em quadrinhos brasileiras com a criação da Turma do Pererê, em 1960, e tornou-se referência na literatura infantil com obras como Flicts e O Menino Maluquinho.
“A homenagem se dá por reconhecimento no cenário cultural brasileiro de sua genialidade e criatividade, que permeiam o imaginário infantil de várias gerações e por reconhecimento à sua obra, que é considerada um clássico e parte do cânone cultural do Brasil”, afirmou Vitor Júnior.
A Biblioteca Parque está localizada na Avenida Presidente Vargas, número 1.261, no Centro do Rio de Janeiro.