Biblioteca Parque recebe homenagem ao centenário de Darcy Ribeiro

Projeto conta com edital inédito e mostra imersiva gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A população fluminense poderá mergulhar na história de um dos maiores pensadores brasileiros. A exposição imersiva “Darcy Ribeiro: dos Kadiwéu ao Quadrup” foi aberta nesta quarta-feira (26/10), na Biblioteca Parque Estadual – Centro, e segue em cartaz até o dia 8 de novembro, gratuitamente. A ação faz parte do projeto “100 anos Darcy Ribeiro” e também prevê o lançamento de um edital, com distribuição de cinco prêmios no valor de R$ 50 mil cada um, totalizando R$ 250 mil distribuídos para empreendedores culturais do Estado do Rio de Janeiro. As inscrições serão abertas na próxima terça-feira (01/11).

“Esse projeto contempla diversas vertentes, fomentando a economia criativa através do edital, e homenageando um grande personagem brasileiro com a exposição. Os visitantes vão poder vivenciar um pouco da importância de um dos nossos maiores referenciais, que é o Darcy, uma pessoa que empoderou a cultura indígena e negra, inclusive no nosso estado. É um reforço ainda mais potente da identidade da nossa gestão à frente da cultura”, destaca a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

Logo ao chegar ao foyer do teatro da Biblioteca Parque, um texto de apresentação e uma linha do tempo com fotografias recebem os visitantes. Em seguida, um monitor habilitado em Libras realiza visita guiada, levando todos a um passeio pela história da cultura indígena da tribo dos Kadiwéu, em Mato Grosso do Sul. A mostra conta com curadoria do antropólogo, fotógrafo e pesquisador Milton Guran.

“Darcy Ribeiro pensou o país com muito amor, com muita competência, com muita erudição, com muita pesquisa, com muita reflexão. São poucos os países que produziram intelectuais capazes de esquadrinhar a sua história e sua formação social como Darcy fez com o Brasil: na política, na educação, na educação básica, na universidade. Darcy é um monumento intelectual da nossa identidade nacional. Celebrá-lo é celebrar a nós mesmos”, afirma Guran.

Advertisement

Todo conteúdo escrito da exposição possui texto em Libras e os espaços contam com audiodescrição. Além disso, o teatro disponibiliza elevador e banheiros adaptados. Para ter acesso, basta o visitante utilizar a entrada principal da Biblioteca Parque Estadual, durante o horário de funcionamento, das 10h às 17h, para ser encaminhado à mostra imersiva.

Além da exposição e do edital, o projeto “100 anos Darcy Ribeiro” prevê a realização de um ciclo de palestras e debates sobre as ideias e realizações de Darcy na área da educação, sob a coordenação da Fundação Darcy Ribeiro. Esses eventos serão realizados no Auditório Darcy Ribeiro da Biblioteca Parque Estadual e no Núcleo Avançado em Educação – Colégio Estadual José Leite Lopes, no bairro do Andaraí, zona norte do Rio de Janeiro, entre novembro e dezembro de 2022.

“Sem dúvidas, Darcy é um dos mais notáveis brasileiros. E a melhor maneira de homenageá-lo é dar continuidade ao seu legado. Ele deixa um exemplo fantástico para o povo brasileiro e uma grande contribuição para a cultura nacional. Será um prazer garantir a oportunidade para que mais pessoas conheçam o seu trabalho”, ressalta Toni Lotar, conselheiro da Fundação Darcy Ribeiro.

O conjunto de ações está sendo realizado pela Muriqui Cultural, em coprodução com a Zucca Produções, apoio do Oi Futuro e patrocínio da Oi, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Serviço

Edital “100 anos Darcy Ribeiro”
Inscrições gratuitas no site www.100anosdarcyribeiro.com.br
Período: de 1 de novembro a 27 de novembro de 2022
Resultado final:  de 15 a 30 de dezembro de 2022

Exposição “Darcy Ribeiro: dos Kadiwéu ao Quarup”
Período: de 26 de outubro a 8 de novembro
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
Local: Biblioteca Parque Estadual
Endereço: Av. Presidente Vargas 1.261 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Informações: (21) 2216-8501
Gratuito

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Biblioteca Parque recebe homenagem ao centenário de Darcy Ribeiro
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Biblioteca Parque recebe homenagem ao centenário de Darcy Ribeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui