Bienal Internacional de Arte de São Paulo chega ao RJ neste sábado

Exposição contará com obras de 13 artistas de 8 países; mostra segue até 22 de janeiro de 2023 no Museu de Arte do Rio

Obra Espelho da Vida de Daiara Tukano durante a 34a Bienal de São Paulo. Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

A Bienal Internacional de Arte de São Paulo desembarca a partir deste sábado (22) no Rio de Janeiro. A mostra, que faz parte da itinerância da 34ª edição do evento, vai poder ser visitada até janeiro de 2023 no Museu de Arte do Rio, no Centro.

A exposição, que integra o programa de mostras itinerantes, que leva recortes da Bienal a cidades no Brasil e exterior, conta com obras de 13 artistas de oito países, como Daniel de Paula, dos Estados Unidos, Paulo Kapela, de Angola, e Jaider Esbell e Daiara Tukaro, do Brasil.

Essa é a primeira vez que a capital fluminense recebe esse recorte do evento. As mostras itinerantes foram organizadas por enunciados, objetos ou elementos imateriais com histórias marcantes ao redor da reunião de obras e artistas. Na capital fluminense, a exposição foi montada a partir do enunciado ‘Os Retratos de Frederick Douglass’.

Uma das figuras mais reconhecidas na luta contra a escravidão nos Estados Unidos, Frederick é apontado como a pessoa mais fotografada no país norte-americano do século 19. Ao morrer, em 1895, ele era considerado um dos homens mais importantes na história americana.

Segundo o curador geral do evento, Jacopo Crivelli Visconti, foi preparada toda uma estrutura especial no Museu para o evento.

Além do Rio, o programa de mostras itinerantes da Bienal de São Paulo já visitou as cidades de São Luís, no Maranhão, Belém, no Pará, Belo Horizonte, em Minas Gerais, Fortaleza, no Ceará, Campinas, São José do Rio Preto e Campos do Jordão, em São Paulo, e Santiago, no Chile.

Serviço:
34ª Bienal de São Paulo — Faz escuro mas eu canto
Programa de mostras itinerantes
Rio de Janeiro (RJ)

Museu de Arte do Rio — MAR
Abertura 22 de outubro de 2022
(entrada gratuita)

Visitação
De 23 de outubro a 22 de janeiro de 2023
Quinta — domingo, 11h — 18h (última entrada às 17h)
Praça Mauá, Centro, Rio de Janeiro – RJ
Inteira: R$ 20,00 | Meia: R$ 10,00

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui