Biólogo pesquisador da Baixada Fluminense é selecionado por instituição americana para estudar o Coronavírus

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rômulo Neris será financiado por uma organização norte-americana para estudar o Coronavírus aqui no Brasil - Foto: Arquivo Pessoal

O Rio de Janeiro tem um motivo de orgulho perante ao caos instaurado pela pandemia do Coronavírus. Nascido e criado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o biólogo Rômulo Neris foi um dos 7 pesquisadores brasileiros escolhidos para estudar a Covid-19 por meio da Dimensions Sciences, uma instituição sediada nos Estados Unidos e fundada pela brasileira Marcia Fournier, executiva na área de biotecnologia que mora em Washington.

Atualmente com 27 anos, Rômulo está prestando doutorado em Imunologia e Inflamação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Vale destacar que o biólogo retornou no final de maio dos EUA, onde estava, desde agosto do ano passado, estudando o arbovírus chikungunya na University of California Davis, no estado da Califórnia.

Agora, embora tenha sua bolsa – que tem duração de 3 meses – vinda de uma organização norte-americana, Rômulo não precisará retornar aos Estados Unidos. A ideia é justamente ajudar pesquisadores que atuam na linha de frente do combate ao Coronavírus no Brasil e que estão sem incentivo financeiro a realizarem seus estudos daqui mesmo, ficando mais perto de suas cidades e estados de origem.

112706966 romulo4 1 Biólogo pesquisador da Baixada Fluminense é selecionado por instituição americana para estudar o Coronavírus
Rômulo Neris na época em que estava na Califórnia; biólogo não precisará retornar aos Estados Unidos, isto é, estudo será feito no Brasil – Foto: Arquivo Pessoal

A atuação de Rômulo Neris no estudo será majoritariamente em 2 aspectos. O primeiro, mais imediato, será no auxílio ao processamento de testes moleculares que estão sendo feitos pela UFRJ através do Centro de Triagem Diagnóstica para Covid-19. Vale ressaltar que a realização e análise de testes tem sido uma das principais dificuldades encontradas pelas autoridades de saúde em todo o Brasil no combate à pandemia.

”Temos um grande problema na testagem em todo o país. Os casos têm sido subnotificados, já não conseguimos nem mais calcular muito o quão subnotificada é a situação no Brasil”, diz o pesquisador.

112706963 romulo3 1 Biólogo pesquisador da Baixada Fluminense é selecionado por instituição americana para estudar o Coronavírus
Rômulo Neris – Foto: Arquivo Pessoal

Na outra frente, Neris, que é formado em Ciências Biológicas e tem mestrado em Microbiologia pela UFRJ, ficará em laboratório se aprofundando sobre o Coronavírus.

”Vou estudar a genética do vírus e suas mutações, além de alterações observadas no indivíduo durante a infecção, como metabólicas e pulmonares. A ideia é conseguir decifrar como o vírus contamina células de diferentes tecidos e por que há quadros tão diferentes e às vezes tão graves – em algumas pessoas, inclusive, sem nenhum tipo de comorbidade”, diz Rômulo, que ainda finaliza: ”Uma das teorias mais acreditáveis é que a infecção pelo Coronavírus levaria a uma exacerbação da resposta imune. Ou seja, a infecção poderia causar uma inflamação muito grande, especialmente no tecido pulmonar, e esta inflamação seria ‘derramada’ para outros tecidos, causando diferentes manifestações.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Biólogo pesquisador da Baixada Fluminense é selecionado por instituição americana para estudar o Coronavírus

3 COMENTÁRIOS

  1. Excelente vermos um incentivo à ciência e maravilhoso que seja um jovem cientista brasileiro. Pena que esse incentivo tenha sido de outro país.
    Como mencionado acima, temos que escolher verdadeiramente nossos governantes.
    Temos um governador EX JUIZ, que foi indicado por esse Pastor Everaldo e que já está prestes a ser “impichimado” por desvio de dinheiro da saúde em meio à Pandemia. Aí o mesmo Pastor Everaldo já quer empurrar outra EX JUÍZA para governar a Capital do RJ???? Tenham dó!!!! Vão continuar errando???

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui