BioParque do Rio comemora o aniversário da anta Sebastião

O mamífero completa 17 no dia do padroeiro da cidade do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Divulgação/Bioparque

Nesta sexta-feira (20/01), o Sebastião, uma anta-brasileira batizada em homenagem ao padroeiro da cidade, receberá uma festa de aniversário para comemorar seus 17 anos de vida. A partir das 9h30, o público que estiver no BioParque do Rio, em São Cristóvão, na Zona Norte da cidade, poderá acompanhar as atividades de bem-estar e nutrição, enriquecimento ambiental e participar das ações educativas.

A programação também contará com a entrega de um picolé de frutas em formato de bolo para o Sebastião, uma decoração especial produzida com couve e capim, e interações com o público com brincadeiras que promovem a conscientização sobre a espécie.  

Sebastião nasceu no antigo RioZoo e vive no recinto do Cerrado junto com outros animais que costumam ser encontrados na mesma região que as antas, como o Tamanduá-bandeira, o Veado-catingueiro, as Emas e os Catetos. Essa espécie é considerada o maior mamífero terrestre do Brasil e ao contrário do que pensam, a anta é um animal muito inteligente, com uma enorme concentração de neurônios em seu cérebro e uma memória que pode ser comparada com a de um elefante. Aos 17 anos de vida, já é considerado um adulto, dado o fato de que estes mamíferos vivem em média 25 anos na natureza.  

No Rio de Janeiro, essa espécie chegou a ser extinta há mais de cem anos atrás. A partir de 2017 novos indivíduos voltaram a habitar a região e agora as instituições ambientais trabalham para recuperar essa perda. Inclusive, o BioParque do Rio apoia o Refauna e, nesta semana, em parceria com a instituição, dará início a uma ação de reintrodução de três antas em uma Unidade de Conservação. 

Advertisement

A preservação dessa espécie é de suma importância, já que as antas são conhecidas como “jardineiras das florestas” porque desempenham um importante papel na dispersão de sementes e na poda de ramos e herbáceas, contribuindo para um plantio natural em meio à natureza”, afirma Ciro Cruvinel, Médico Veterinário e Gerente Técnico do BioParque do Rio. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp BioParque do Rio comemora o aniversário da anta Sebastião
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui