BioParque lança cerveja ‘encorpada’ em homenagem ao lendário Macaco Tião

O evento de lançamento, realizado nesta quarta-feira, foi marcado por uma recepção para a imprensa e convidados. Parte das vendas da cerveja será destinada aos projetos de conservação apoiados pelo BioParque

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Victor Serra/DIÁRIO DO RIO

Há 33 anos, o carioca se despedia de uma de suas figuras mais icônicas, o Macaco Tião, habitante do tradicional Jardim Zoológico de São Cristóvão. Conhecido por seu temperamento “mal-humorado” e por suas travessuras, Tião conquistou não apenas os cariocas, mas também a fama nacional e até internacional ao longo dos anos. Hoje, sua memória é honrada de uma maneira inusitada, com o lançamento da “Cerveja do Tião” no renovado BioParque, antigo Jardim Zoológico do Rio. O DIÁRIO DO RIO foi convidado para experimentar a novidade.

O evento de lançamento, realizado nesta quarta-feira (10/07), foi marcado por uma recepção para a imprensa e convidados no recém-inaugurado Quiosque do Tião. A cerveja artesanal, uma lager clara puro malte de baixa fermentação, com teor alcoólico de 5,5%, promete não apenas celebrar a vida e o espírito do macaco Tião, mas também contribuir para a conservação ambiental. Parte das vendas da cerveja será destinada aos projetos de conservação apoiados pelo BioParque, em parceria com o Instituto Conhecer para Conservar e a cervejaria Elbers Bier.

“Fazer parte dessa homenagem é um orgulho imenso. A ideia de homenagear o macaco Tião através de uma cerveja artesanal é emblemática. Tião foi uma figura marcante para todos que o conheceram, e agora sua memória continua viva através dessa iniciativa”, declarou Fernando Gonçalves, proprietário da Elbers Bier, durante o evento.

Advertisement

A cerveja é uma lager de corpo leve, porém encorpada. Devido ao seu perfil mais efervescente e baixo teor de lúpulo, apresenta um amargor suave.

A bebida custará R$ 26 a garrafa de meio litro e começou com um lote de 300 unidades. Conforme a demanda do público, a fornecedora pode ampliar a oferta. Com o lançamento, o mestre cervejeiro agora tem em seu portfólio 11 rótulos distintos da marca. A água utilizada no processo de fabricação provém da nascente da Serrinha do Alambary, localizada em Itatiaia, no Sul Fluminense.

WhatsApp Image 2024 07 10 at 14.00.48 BioParque lança cerveja 'encorpada' em homenagem ao lendário Macaco Tião
WhatsApp Image 2024 07 10 at 14.00.49 1 BioParque lança cerveja 'encorpada' em homenagem ao lendário Macaco Tião
Foto: Victor Serra/DIÁRIO DO RIO

Talita Uzeda, diretora do Instituto e gerente de sustentabilidade do Grupo Cataratas, que administra o BioParque, enfatizou a importância da cerveja como um símbolo tangível de apoio à conservação: “Todo visitante do BioParque já contribui para nossos projetos de conservação. Com a Cerveja do Tião, criamos um elo material que fortalece esse impacto positivo. É uma maneira de sensibilizar ainda mais as pessoas para a importância da preservação ambiental”.

Além da degustação da cerveja, os convidados puderam saborear aperitivos exclusivos do Buteco do Tião, como bolinhos de feijoada, linguiça frita, batata frita com costela e dadinhos de tapioca, criando um clima descontraído e saboroso para celebrar a vida e o legado de Tião.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp BioParque lança cerveja 'encorpada' em homenagem ao lendário Macaco Tião
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. O MACACO TIÃO até merece essa homenagem, mas o custo dessa cerveja é cara por demais …
    Tem que ter preço popular para cair no gosto do povo. A R$ 26,00, é por demais cara e cai encalhar…é o que acho!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui