Bistrô Sesc Convento do Carmo: Uma janela no Centro do Rio para a agricultura familiar no interior do Estado

A Chef Teresa Corção quer ampliar as visitas às regiões produtoras para aumentar as opções de produtos de boa qualidade na mesa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Cinco meses depois de inaugurar o Bistrô Sesc Convento do Carmo, no Centro Cultural PGE-RJ, uma parceria da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) com o Serviço Social do Comércio (Sesc RJ), a Chef Teresa Corção faz uma avaliação da reação do público e prepara-se para ampliar a proposta inovadora de apoiar o cardápio do restaurante no mapeamento da produção agrícola familiar do Estado do Rio. 

“Para mim foi uma surpresa e uma grande alegria o fato de tanto a PGE-RJ quanto o Sesc RJ concordarem com essa proposta ousada, mas muito necessária, de fomentar a comercialização dos produtos da agricultura familiar do Estado do Rio de Janeiro” revela a chef Teresa Corção, que por 40 anos comandou o restaurante O Navegador, no Clube Naval, até a pandemia de Covid. 

A ousadia da proposta do Bistrô começa literalmente pela cozinha com o desafio de instalar a área de preparação dos alimentos em um dos prédios mais antigos do Rio, com data de fundação estimada entre 1590 e 1619, e tombado pelo patrimônio cultural na década de 1950.

“Nós tínhamos uma restrição muito grande porque não podíamos ter fogão. A solução foi a gente lançar mão da alta tecnologia, com a instalação de um equipamento que substitui a exaustão tradicional. Aliás, as pessoas ficam bem chocadas quando eu digo que somos um restaurante sem fogão” conta Teresa Corção.

Cardápio com história e geografia

A proposta gastronômica do Bistrô Sesc Convento do Carmo é apresentada, aos clientes, num banner na parede logo na entrada do Convento do Carmo: “Nossos alimentos têm história e geografia que representam todo o estado. É o que chamamos de cozinha brasileira sustentável”, anuncia o título de um texto, escrito pela chef, que explica a ideia de apoiar o cardápio em cima de um mapeamento da agricultura familiar do Estado do Rio.

Para garantir a satisfação dos clientes e consolidar a receita diferenciada, a chef Teresa aposta na estratégia de posicionar o Bistrô como o mostruário gastronômico da produção agrícola familiar do interior do Estado.

“O que me encantou e me faz ficar empolgada com o projeto é porque existe uma oportunidade enorme de mapeamento em valorização, comercialização e escoamento dessa produção agrícola do estado” avalia a chef Teresa Corção.

A equipe do Sesc já fez a primeira viagem ao campo. Visitou 8 produtores da Região do Médio Paraíba do Sul e Centro-Sul fluminense. E para garantir que esse mapeamento não seja uma ação amadora e inócua, ela pediu para se juntar à equipe dois profissionais de peso: o engenheiro agrônomo Celso Merola, servidor do MAPA – Ministério da Agricultura no Rio de Janeiro e profundo conhecedor da agricultura familiar no estado; e Glaucio Marafon, geógrafo, doutor e professor da UERJ e da PUC, e autor de alguns projetos de fomento ao turismo no interior do estado do Rio. 

Em matéria de bebida, o bistrô já é essa locomotiva com o bar que reúne duas dezenas de rótulos das cachaças mais representativas da produção fluminense, incluindo a famosíssima Paraty. 

Mesmo ainda no início, o mapeamento de produtos da agricultura familiar já rende importantes contribuições para o cardápio do Bistrô Sesc Convento do Carmo. A linguiça de Petrópolis participa de várias preparações; o queijo de Miguel Pereira também entra em vários pratos, como o carpaccio e os doces caseiros; o shimeji (cogumelos) de Miguel Pereira e Paty do Alferes está tanto no tornedor, que é um clássico do bistrô, quanto no espaguete carbonara OLGV (ovolactovegetariano) feito com palmito no lugar da massa.

“Esse é só o início de uma paleta de sabores que a gente pretende que a cada bimestre vá crescendo e mapeando os produtos, não só para o Bistrô, mas também para outras pessoas e outros estabelecimentos do Sesc que possam comprar. Com isso, vamos fomentar a economia do estado, e promover a agricultura familiar e a gastronomia do Rio de Janeiro utilizando os nossos produtos e produtores como protagonistas dessa pequena grande revolução” conclui a chef do Bistrô Sesc Convento do Carmo.

 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Bistrô Sesc Convento do Carmo: Uma janela no Centro do Rio para a agricultura familiar no interior do Estadoddr newsletter Bistrô Sesc Convento do Carmo: Uma janela no Centro do Rio para a agricultura familiar no interior do Estado

2 COMENTÁRIOS

  1. Reforço o que disse o Roberto acima. Também gostaria de fazer reservas e entrar em contato, até porque sou guia de turismo e tenho interesse em criar um roteiro.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui