Blitzes ‘Lixo Zero’ completa um mês de serviços na cidade do Rio

Programa da Comlurb busca fiscalizar os descartes de resíduos nas ruas do Rio; mais de mil multas foram aplicadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O novo formato de blitzes do Lixo Zero, da Comlurb, completa um mês de existência, na última terça-feira, (07/03). Agora, há um contingente maior de fiscais concentrados em importantes corredores de fluxo de pessoas na cidade, geralmente em grupos de 30, com apoio de guardas municipais que garantem a integridade dos agentes em caso de desacato ou negativa em ceder os dados por parte dos cidadãos autuados.

Em 30 dias, já foram aplicadas 1.480 multas em vários bairros de todas as regiões da cidade do Rio de Janeiro, sendo 445 por pessoas flagradas jogando pequenos resíduos no chão, como latas de bebidas, copos e garrafas descartáveis, guimbas de cigarro e embalagens de lanches, entre outros itens, com multa no valor de R$ 273,09; 651 pessoas urinando em via pública, com multa no valor de R$ 748,21; e 384 multas em artigos variados da Lei de Limpeza Urbana (nº 3.273/2001).

As autuações feitas durante o período de Carnaval estão incluídas no total das multas das blitzes

O formato de blitz já é conhecido nas ruas e vem ganhando o apoio da população, tornando os fiscais mais conhecidos, a ponto de os próprios cidadãos, em alguns momentos, informarem aos agentes eventuais locais e comerciantes que em determinados dias e horários afrontam a legislação.

Advertisement

O presidente da Comlurb, Flávio Lopes, sonha com o dia em que as multas não precisem mais ser aplicadas. “Existem pessoas que já foram multadas mais de uma vez durante as blitzes, isso mostra o quanto ainda existem pessoas sem qualquer compromisso em zelar pela limpeza na cidade. Reafirmamos o compromisso de autuar quem insiste em ir de encontro à Lei de Limpeza Urbana, mas continuamos sonhando com o dia em que os fiscais passem o dia inteiro nas ruas e voltem às suas bases no fim do dia sem qualquer anotação nos seus talões. Quando isso acontecer teremos a certeza de que a cidade está mais limpa e os cidadãos mais conscientes de suas responsabilidades”, afirmou Flávio Lopes.

Durante o período de 30 dias, a equipe de fiscalização identificou três reincidências. Uma mesma pessoa recebeu duas multas no mesmo dia, no mesmo local, no Largo de São Francisco, no Centro, uma por urinar em via pública às 11h30 e outra por jogar pequenos resíduos no chão cinco minutos depois, às 11h35. Em Ipanema, uma outra situação curiosa aconteceu; uma mesma pessoa foi multada duas vezes por urinar em via pública no intervalo de menos de uma hora, uma às 10h54 e outra às 11h35. Uma terceira pessoa foi autuada duas vezes no mesmo dia, na Praça Tiradentes, por motivos diferentes: uma multa às 9h por jogar lixo no chão e outra às 9h41 por urinar em via pública.

As blitzes seguem esta semana com ações em diversos pontos da cidade. Na quarta e quinta (8/3 e 9/3), a fiscalização segue atuando no Catete, Largo do Machado, São Cristóvão e Taquara. Na sexta e no sábado (10/3 e 11/3) será a vez da orla e pontos turísticos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Blitzes ‘Lixo Zero’ completa um mês de serviços na cidade do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui