Instituída pela Igreja católica para marcar o início da Quaresma e encerrar os festejos da folia de Momo, a Quarta-Feira de cinzas já passou, mas o Carnaval, pelo menos no Rio de Janeiro, insiste em não ter fim. Para a alegria dos foliões, a semana pós-Carnaval está cheia de opções por toda a cidade, com destaque para os desfiles de dois megablocos: Anitta, no sábado, dia 25/02, e Monobloco, dia 26/02, que desfilam no Centro da cidade e têm concentração marcada para às 7h.
Penúltimo cortejo do circuito de megablocos autorizados pela Prefeitura a desfilar, o Bloco da Anitta espera atrair 100 mil foliões à Avenida Presidente Antônio Carlos. Outro cortejo esperado neste fim de semana é o desfile do tradicional Monobloco, que encerra a festa dos megablocos neste domingo, dia 26/02, com expectativa de atrair 300 mil pessoas ao Centro.
A festa continua por toda a cidade. A previsão é de que 37 desfiles autorizados pela Prefeitura ocorram entre sexta e domingo. Único cordão da sexta-feira pós-Carnaval, o Bloco Urubu Malandro vai animar o Largo de São Francisco da Prainha, no bairro da Saúde, a partir das 17h, horário marcado para a concentração.
Quem quiser curtir a folia até o último momento continuará contando com 3.250 operadores de trânsito, oito postos médicos fixos, 220 ambulâncias e 34 mil instalações sanitárias, entre banheiros químicos e mictórios, posicionados por onde passarão os blocos, sendo 10% para pessoas com deficiência (PCDs). Para ajudar na limpeza da cidade, a Comlurb contará com 2550 garis, carros-pipa, equipamentos de higienização de urina, varredeiras de grande, pequeno e médio porte e mil contentores de 240 litros.