Pela primeira vez em 2023, desfilará o Bloco do Zeca, em homenagem a uma das figuras que melhor representa o carioca way of life, Zeca Pagodinho. O cortejo extraoficial de carnaval acontecerá neste sábado (04/02), na Praça do Samba, na Glória, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, não por acaso, na data do aniversário do sambista.
O fundador do bloco, Pedro Motta, contou que ideia de criar um bloco com um repertório do Zeca Pagodinho surgiu em meio ao isolamento social, provocado pela pandemia. “Com a chegada da Covid-19, de uma semana para outra, passamos a não poder nos encontrar, sequer nos abraçar. Foi um baque muito grande. Foi então que em um dos períodos mais críticos e tristes, no ano de 2020, pensei em como poderia resgatar toda aquela alegria quando tudo aquilo acabasse”.
“As letras do Zeca são uma explosão de alegria. Então pensei ‘Precisamos levar isso para a rua’. Fiz contato com amigos musicistas para execução do projeto, mas com os altos e baixos da pandemia, não conseguíamos nos reunir para ensaiar. Já em 2022, com todos vacinados, decidimos que era hora de colocar o bloco na rua”, revelou Pedro que, por influência da mãe, sempre escutou muito o sambista carioca.
O grupo, atualmente composto por quarenta integrantes, entre eles, musicistas e pernaltas, garante um repertório recheado de grandes sucessos da carreira do homenageado, como “Quem É Ela”, “Deixa a Vida Me Levar”, “Coração em Desalinho”, “Verdade” e outras mais. Já para o carnaval, o grupo preparará um desfile surpresa, mas ainda sem data e horário definidos.
O DIÁRIO DO RIO já publicou sua tradicional agenda de blocos. Confira aqui.