Bloco ‘Loucura Suburbana’ desfila nesta quinta-feira pelas ruas de Engenho de Dentro

Criado em 2001, como parte do processo de desconstrução do modelo asilar do Instituto Municipal Nise da Silveira (IMNS), o bloco tem a proposta de integrar usuários, familiares, funcionários da rede de saúde mental, moradores e visitantes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana, que desfila pelas ruas do tradicional bairro de Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio de Janeiro, se prepara para mais um desfile repleto de alegria e inclusão. Criado em 2001, como parte do processo de desconstrução do modelo asilar do Instituto Municipal Nise da Silveira (IMNS), o bloco tem a proposta de integrar usuários, familiares, funcionários da rede de saúde mental, moradores e visitantes, transformando todos em foliões, componentes e colaboradores.

O desfile, marcado para a próxima quinta-feira (08/02), tem início às 16h, com concentração no Instituto Municipal Nise da Silveira. A tradição de romper os muros do hospício e resgatar o carnaval de rua do Engenho de Dentro continua a cada ano, criando um movimento de integração com a comunidade. A motivação principal é celebrar a maior festa popular brasileira, contribuindo para transformar o preconceito contra a loucura em admiração, respeito e o desejo de integração.

img 4128 1 Bloco ‘Loucura Suburbana’ desfila nesta quinta-feira pelas ruas de Engenho de Dentro
Foto: Divulgação

O desfile é comandado pela bateria Insandecida, formada por alunos da Oficina de Percussão e amigos, trazendo consigo uma provocação no nome. A energia contagiante da bateria promete animar foliões e mostrar que a loucura pode ser sinônimo de alegria e descontração.

Advertisement

Leia também

Terminal Gentileza começa a operar para população; veja detalhes

Pedro Paulo cada vez mais certo como vice de Eduardo Paes – Bastidores do Rio

Instituto Municipal Nise da Silveira

O Instituto Municipal Nise da Silveira (IMNS), criado em 1911 como Colônia de Alienados do Engenho de Dentro, teve uma trajetória marcada pela Dra. Nise da Silveira, que revolucionou o tratamento de pacientes psiquiátricos nas décadas de 1940. Em 2000, o IMNS foi municipalizado e rebatizado em sua homenagem.

O IMNS, que já chegou a ter mil internos simultaneamente, despediu-se do último morador em 2021. A Prefeitura do Rio está transformando a área do antigo manicômio, de cerca de 79 mil m², incluindo o Museu de Imagens do Inconsciente, em um parque urbano. O projeto visa integrar o espaço à vizinhança, promovendo a ressignificação de uma área que foi palco de uma parte importante da história da saúde mental no Brasil.

O Bloco Loucura Suburbana não apenas celebra o Carnaval, mas também destaca a importância da inclusão, desconstrução de estigmas e valorização da diversidade em Engenho de Dentro.

Serviço:

Bloco Loucura Suburbana

Data: Quinta-feira (08/02) – Concentração às 16h

Local: Instituto Municipal Nise da Silveira – Rua Ramiro Magalhães, 521 (Engenho de Dentro)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Bloco ‘Loucura Suburbana’ desfila nesta quinta-feira pelas ruas de Engenho de Dentro

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui