Bares, blocos e Carnaval é festa, cultura e um grande momento para avançar na luta feminista. Isso é o que a vereadora Luciana Boiteux (Psol) e sua equipe demonstram pelos blocos da cidade. Apoiadora da campanha “Rio sem assédio no carnaval”, a parlamentar comemora a adesão de mais de 120 blocos, coletivos e bares ao manifesto. Além do já consagrado “Não é não”, que é distribuído em forma de adesivos e decalques, agora a campanha lançou o slogan “Só sim é sim”, que complementa as fantasias dos foliões.
“Passadas de mão, beijos à força, puxões no cabelo e outros tipos de assédio ainda nos impedem de curtir a folia plenamente. Quarenta e oito por cento das mulheres dizem já ter sofrido algum tipo de assédio no carnaval, isso é muito grave! Ainda são muito poucas as iniciativas da prefeitura para garantir um carnaval seguro para as mulheres, cis e trans, como campanhas de conscientização, mais banheiros de rua, guardas com treinamento e mais efetivo de mulheres, além de pontos de apoio de acolhimento e encaminhamento”, diz o manifesto online.
Em 2023, Boiteux teve aprovada a lei “Sem Consentimento é Violência”, que prevê um protocolo de prevenção e combate ao assédio em casas noturnas. No carnaval esse tipo de política pública deve ser ampliado para as ruas, é o que espera a campanha.