Blocos de Rua do Rio de Janeiro em 2012

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Bloco de Segunda 2011 por William KitzingerSe for cumprido o que a Prefeitura do Rio disse hoje, o Carnaval de Rua do Rio de Janeiro em 2012 será um pouco diferente. O Rio já tem o maior carnaval de rua do país, esse ano foram 4,8 milhões de foliões pelas ruas, um milhão era de turistas. Aparentemente a Prefeitura esperava menos da metade disso, bem, só eles, porque pelo menos os cariocas sabiam que o Carnaval ia bombar.

 

Devido ao grande número de pessoas, especialmente na Zona Sul, algumas mudanças estão sendo planejadas. Os blocos maiores e não tradicionais que esse ano desfilaram pelas ruas da Z. Sul devem ir para o Centro no ano que vem, como é o caso do Bloco da Preta e, provavelmente, do Sargento Pimenta mas não de blocos como o Simpatia ou a Banda de Ipanema. Concordo com essa posição, dá para remanejar estes blocos hypados e desafogar bairros residenciais e jogar para o Centro ou, quem sabe, para a área do Maracanã que tem pistas amplas e acesso pelo metrô e trem.

Advertisement

 

O que não concordo, e a maioria dos leitores do Diário do Rio no Facebook, é com a declaração do Prefeito de que ano que vem haverá o mesmo número ou menos blocos que em 2011. Será que é a iniciativa ideal? Se tivesse feito isso nesse ano não teríamos blocos que foram mega comentados como os já citados Da Preta e Sargento Pimenta, além do Fogo e Paixão, certamente ano que vem outros neste estilo mais alternativo vão ser imaginados. Coibir esse tipo de criatividade é quase um crime contra a alma carioca.

 

Algo que tenho também achado um pouco irritante é a fixação da atual administração pelo pinto alheio, mais especificamente pelo xixi. Não há como negar que o sujeito urina na rua é um porco mas será que vale o gasto feito pelo Poder Público? O custo por litro deste xixi seria de R$ 168,00, de acordo com uma pesquisa, enquanto para limpar seria de R$ 2,1. Deve haver investimento na conscientização e no aumento de banheiros químicos, e na importantíssima limpeza deles. Talvez se tivesse feito o mesmo investimento em segurança, não teríamos tantos furtos durante os blocos.

 

Outro fato que seria importante para os blocos de rua do Rio em 2012 seria a divulgação da agenda com alguns meses de antecedência. Esse ano foi praticamente em cima da hora, poucos dias antes do primeiro bloco sair. E mesmo assim a agenda oficial, do site da Prefeitura, que uso para fazer a Agenda do Diário do Rio tinha vários erros de horário.

 

Uma agenda antecipada pode ajudar em aumentar ainda mais o número de turistas no Rio. Um gringo pode querer conhecer, por exemplo, o Suvaco do Cristo e agendar a sua estadia conforme for a saída dele, ou marcar sua passagem para depois que desfilar no Bola Preta. E o mesmo com os cariocas que querem viajar mas gostaria de antes ou depois dar uma passadinha no Carmelitas. Além de facilitar a vida das agências, imprensa e deste blogueiro que aqui escreve.

 

Algo que é importante manter no ano que vem e em todos que venham, é o caráter não-abadá de nosso carnaval. Se um bloco cobrar por acesso VIP, para ficar dentro da corda, ou qualquer coisa que vá contra o carnaval democrático do Rio de Janeiro, deveria ter sua licença para seu próximo ano cassada.

E vocês? O que pensam para o carnaval de rua do Rio de Janeiro no ano que vem?

 

Foto: Bloco de Segunda 2011 por William Kitzinger

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Blocos de Rua do Rio de Janeiro em 2012
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui