Por André Delacerda.
Bem vou falar aqui das minhas impressões sobre o BlogCamp Rio, que aconteceu na Nave, neste sábado, no bairro da Tijuca aqui no Rio.
Como blogueiro iniciante no evento, vou tentar decifrar para os que não foram, e também aproveitar para continuar o debate aqui com os que estiveram neste ecossistema “virtual” mas real.
Sou blogueiro iniciante pois, o Quintino, o fundador aqui do Diário do Rio, já está bem familiarizado com esses evento. Alias hoje lá no “Disneyblog”- o local é o sonho de todo blogueiro, cheio de gente criativa que faz conteúdo na net, de papos virtuais e cyberneticos, coisa de louco rs – estava refletindo sobre o poder dos blogs, em meio a inúmeras discussões sobre se a mídia dos blogs está ficando “glamourosa” demais ou se daqui a uns anos vai ser superada.
Polêmicas a parte, o certo é que os blogs são um veículo de importante, democratizam a mídia, socializam a informação, geram conteúdo e são uma fonte de conhecimento e lazer. Olha como a nossa brincadeira está ficando importante.
Mas voltando ao Blogcamp, os caras que conceberam o mesmo, e também conduziram o evento aqui em terras cariocas, além de serem gente boa, tinham um Q a mais de humor, olha, aquele trio liderada pelo Modafoca, bem que podiam fazer muito sucesso na TV. Se cuida Pânico, pois os caras são hilários, vem ai concorrentes de peso no mercado.
Alguns debates me chamaram a atenção. O primeiro deles, já comentei acima. Foi sobre qual o papel dos blogs. Se é ser apenas um mero copista da informação já disseminada pela mídia tradicional? Ou ir muito mais além. Afinal o grande barato do blog é você digerir a informação, reprocessá-la e trazer ao leitor com uma nova roupagem, com um toque pessoal, e acima de tudo poder repassar a informação com a liberdade, que as vezes, são se pode ter com os veículos convencionais de mídia.
Vou dar uma pausa aqui no post para comer esse delicioso macarrão. Depois passo a receita. Alias, fui almoçar no intervalo do evento, em uma pensão na Rua Uruguai, com uns amigos que fiz do Globo Online. O local é simples, é um restaurante de um português, e tem uma comidinha caseira show. Recomendo a fritada de bacalhau! Para quem quiser dar uma conferida, o casa se chama “Flor da Uruguai” acho que é esse o nome que vi pintando em um azulejo na parede.
Sabe ao abrir um blog, você já deu um bom passo nesse caminho de ser empreendedor. Para muitos é o primeiro negocio, que pode gerar, o lucro financeiro, nem todos vão conseguir, mas se você souber potencializar o que escrever, dar seu toque especial, com certeza vai atrair a atenção dos ávidos cyber leitores e porque não do empresariado que vai ver no seu blog uma excelente oportunidade de negócio. Quem sobreviver e tiver um bom conteúdo verá!
Mas o mais importante é o lucro que é intangível, alguns não vêem, mas eu considero tão importante, quanto dinheiro. É o lucro, que vem pela satisfação de repartir posicionamentos, informações e conhecimento. A contribuição que cada um de nós dar para a construção da sociedade via blog, mesmo que as vezes, alguns veiculem informações que podem ser consideradas não tão construtivas.
O espaço está aberto, para todos e para todos os assuntos, cabe a você descobrir o seu publico e potencial, e o unir quem sabe, remuneração e satisfação.
Então conjuguem: Eu blogueio, tu blogueias, nós bloguemos.
Bem é isso. Para finalizar, quero dizer que este tipo de evento tem a cara do Rio. Foi irreverente, debochado, charmoso, gerador de conteúdo e inteligente. Porque não dizer, de vanguarda, por que o Rio continua sendo essa panela em ebulição, pronta para receber novas idéias e novos BlogsCamp de braço aberto.
BlogCamp sangue baum!
Ah! Ia me esquecendo de dar aquele abraço a galera blogueira que veio de várias partes desse imenso Brasil, para compartilhar, aprender e nos ensinar um pouco.
Aquele abraço!!!
Fotos de Edu Wöeter
Veja mais fotos do BlogcampRJ.
Ou o que falaram durante e pós o evento no Twitter.