Bolsa Família chegou a beneficiar mais de 250 mil famílias cariocas

O Bolsa Família existiu no país entre 2004 e 2021. Ao longo do tempo, o número de famílias cariocas inscritas para receber o valor mensal do programa cresceu bastante

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Bolsa Família foi um programa de redistribuição de renda reconhecido internacionalmente e que ajudou muitas famílias brasileiras. O programa foi substituído pelo Auxílio Brasil pelo Governo Jair Bolsonaro, mas voltou à cena no Governo Lula. O Instituto Rio21 fez uma análise dos dados do Bolsa Família entre 2004 e 2020 especificamente na cidade do Rio de Janeiro. Os dados foram acessados através da Base dos Dados.

O Bolsa Família existiu no país entre 2004 e 2021. Ao longo do tempo, o número de famílias cariocas inscritas para receber o valor mensal do programa cresceu bastante, chegando a alcançar a marca de mais de 250 mil famílias cariocas auxiliadas financeiramente:

image 7 Bolsa Família chegou a beneficiar mais de 250 mil famílias cariocas

Número de famílias cariocas beneficiadas pelo Bolsa Família entre 2004 e 2020. Fonte: Ministério da Cidadania. Elaboração: Instituto Rio21.

Com a entrada de mais famílias no programa, os repasses financeiros também cresceram ao longo do tempo. As quedas perceptíveis entre 2015 e 2016, enquanto transcorria o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Advertisement

Leia também

Conheça seis motivos para investir em uma pós-graduação

Aeroporto Santos Dumont pode ser fechado durante o G20, em novembro

image 8 Bolsa Família chegou a beneficiar mais de 250 mil famílias cariocas

Valor total pago pelo Bolsa Família entre 2004 e 2020 para as famílias cariocas. Fonte: Ministério da Cidadania. Elaboração: Instituto Rio21.

A outra grande queda, vertiginosa, ocorreu já nos primeiros meses do segundo ano de mandato de Jair Bolsonaro, coincidindo com o início da pandemia. Essa queda de repasses financeiros se explica pela criação do Auxílio Emergencial – as famílias que recebessem esse auxílio tinham o benefício do Bolsa Família suspenso.

Ontem, o Governo Federal fez a reinauguração do Programa Bolsa Família, substituindo o Auxílio Brasil. O pagamento mínimo para os beneficiados é de R$600,00 por família, com um adicional de R$150,00 por criança de até seis anos de idade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Bolsa Família chegou a beneficiar mais de 250 mil famílias cariocas

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui