Bom Futuro e Natter testarão a tecnologia de pulverização de precisão da Greeneye no Brasil

Nova tecnologia possibilita grande economia de herbicidas: a máquina passa a disparar o ‘remédio’ apenas onde está a erva daninha, poupando quase 90%

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Após o sucesso de seu lançamento comercial nos EUA no início deste ano, a pioneira em agrotecnologia, Greeneye Technology, anuncia hoje, junho de 2022, o primeiro teste em campo de sua inovadora tecnologia de pulverização de precisão no Brasil.

A Bom Futuro, com sede no Brasil, maior produtora mundial de soja, e a Natter, uma empresa do agro bastante promissora, realizarão uma ampla série de testes em campo em fazendas no Mato Grosso, Brasil, para avaliar a eficácia da aplicação de precisão de herbicidas em comparação à pulverização por difusão. Após a conclusão bem-sucedida desses testes, o acordo inclui a intenção de ambas as empresas de implantar o sistema de pulverização de precisão da Greeneye em suas operações. 

Os agricultores sul-americanos enfrentam altos níveis de poluição da água e do solo vinculados à utilização excessiva que fazem de produtos químicos agrícolas, bem como os crescentes desafios colocados pela resistência e pela deriva química. Até agora, o acesso à tecnologia de pulverização de precisão no continente tem se limitado a soluções de infravermelho que não são adequadas para pulverização pós-emergências, reduzindo enormemente sua eficácia e seu potencial de economia. De forma exclusiva, a solução da Greeneye supera este desafio usando tecnologia patenteada de IA para identificar ervas daninhas com precisão inigualável.

“Como líder na produção agrícola, a Bom Futuro está comprometida com o aumento da produtividade e a sustentabilidade de nossas operações – algo que acreditamos que só pode ser alcançado com uma estratégia de longo prazo de produção ecologicamente equilibrada, economicamente viável e socialmente justa”, comenta José Vengrus Zezão, diretor de agricultura e mecanização da Bom Futuro.

Advertisement

“Para esse fim, nós nos esforçamos para adotar as últimas tecnologias inovadoras que nos permitem aumentar o rendimento, e ao mesmo tempo proteger o nosso meio ambiente e a saúde das pessoas que trabalham em nossas fazendas. Esperamos que a pulverização de precisão se torne parte essencial no alcance dessa meta. Estamos animados com os resultados que a Greeneye alcançou trabalhando com produtores agrícolas na América do Norte – especialmente em aplicações pós-emergências – e esperamos obter um sucesso similar em nossos testes”, completou José Vengrus Zezão.

A Bom Futuro administra 583.000 hectares de terras agrícolas em todo o estado do Mato Grosso, Brasil, e produz 1,7 milhão de toneladas de grãos por ano, incluindo 1,3 milhão de toneladas de soja. A segunda geração de herdeiros da Bom Futuro também está investindo forte em tecnologias “verdes”.  Rafael Bortoli e sua irmã Aline Bortoli, ambos da segunda geração da Bom Futuro, também decidiram testar a nova tecnologia da Greeneye na empresa que criaram, chamada Natter.  Lá, além de acreditar na produção sustentável, também investem na fabricação e uso de biofertilizantes. Rafael acrescenta: “Acreditamos que a utilização de produtos mais evoluídos como o Ingrow, aliada à evolução da aplicação proposta pela Greeneye, que pode ser integrada a nossas operações existentes, será o futuro da agricultura”.

Nadav Bocher, CEO da Greeneye Technology, e Gidi Levanon, representante da empresa no Brasil, comentam: “O ano de 2022 já provou ser um ano marco para a Greeneye Technology, e temos o prazer de anunciar a próxima animadora etapa de nossa expansão global. A Bom Futuro e a Natter são produtores agrícolas visionários cujo compromisso com o uso de tecnologia inovadora para melhorar os resultados da agricultura e proteger o meio ambiente aliam-se perfeitamente com o nosso próprio compromisso.”


Sobre a Greeneye

A Greeneye Technology foi fundada em 2017 em Tel Aviv, Israel, com a missão de desenvolver soluções sustentáveis e alternativas às práticas atuais de proteção de cultivos para atender à crescente demanda global de produção de alimentos, ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade e a lucratividade dos agricultores. A empresa é pioneira na utilização de tecnologia de pulverização de precisão, aproveitando a IA e o aprendizado profundo da máquina para permitir decisões inteligentes e em tempo real no campo que comprovadamente diminuem o uso de produtos químicos em até 90% e melhoram a eficiência no controle de ervas daninhas em comparação à pulverização por difusão padrão. A Greeneye tem uma equipe multidisciplinar com expertise em visão computacional, IA, agronomia, engenharia mecânica e negócios.

Em abril de 2022, a Greeneye anunciou o lançamento comercial de sua tecnologia na América do Norte, sinalizando um marco importante no desbloqueio da adoção da pulverização de precisão através da superação das barreiras então existentes da eficácia, velocidade da entrega e custo. Em novembro de 2021, ela fechou uma rodada de financiamento de US$ 22 milhões liderada por uma empresa internacional de capital de risco, a JVP, a KDT e incluindo investimentos de líderes da indústria agrícola, a Syngenta e a AGCO.

A Greeneye Technology está online no endereço: www.greeneye.ag

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Bom Futuro e Natter testarão a tecnologia de pulverização de precisão da Greeneye no Brasil
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui