Bombeiros do RJ atendem mais de 180 ocorrências devido a forte chuva

Governo do RJ informou que está sendo montado um centro de preparo e distribuição de refeições no Restaurante do Povo de Duque de Caxias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Nas últimas 24 horas, os Bombeiros RJ atenderam a mais de 180 ocorrências relacionadas às chuvas, em todo o território fluminense. Os trabalhos incluíram o apoio a uma gestante de 9 meses que entrou em trabalho de parto, esta madrugada, em Acari, na Zona Norte da cidade.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, disse que está montando dentro do Restaurante do Povo de Duque de Caxias um centro de preparo e distribuição de refeições que serão entregues para abrigos nas cidades afetadas pela chuva.

A pasta informou que está atuando junto às prefeituras para poder disponibilizar o Cartão Recomeçar para desabrigados. O governador Cláudio Castro determinou à Secretaria de Saúde o reforço nas equipes dos hospitais estaduais.

“Reafirmo nosso compromisso em dar total suporte às prefeituras fluminenses, e atender cada demanda para apoiar a população. Todo o Governo do Estado está mobilizado nessa força-tarefa com ajuda humanitária e com o envio de equipamentos, como retroescavadeiras, por exemplo. E as equipes das secretarias também estão em contato contínuo com os municípios. Nossa atuação é permanente”, declarou.

Advertisement

Leia também

Conheça seis motivos para investir em uma pós-graduação

Aeroporto Santos Dumont pode ser fechado durante o G20, em novembro

Atuação dos Bombeiros RJ

Até o momento, quatro mortes foram confirmadas. Em Ricardo de Albuquerque, um homem foi vítima de desabamento provocado por um deslizamento de terra, na madrugada deste domingo (14.01), na Rua Moraes Pinheiro. Em Acari, uma vítima feminina adulta foi encontrada sem vida na Rua Matura, 279, possivelmente vítima de afogamento.

Em Nova Iguaçu, bombeiros encontraram uma mulher sem vida vítima de afogamento. E um homem foi vítima de descarga elétrica, em São João de Meriti.

A corporação segue nas buscas por uma vítima feminina adulta que teria desaparecido após a queda de um veículo no rio Botas, na altura da Rua Doze, no bairro Andrade Araújo, na noite de sábado (13/01).

Caminhões e retroescavadeiras auxiliam no trabalho de remoção de escombros e limpeza na Baixada Fluminense, uma das regiões mais afetadas pelo temporal.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos informou que está acompanhando a situação de São Gonçalo, Friburgo, Paraty, Petrópolis, Duque de Caxias e Quatis, e já deslocou equipes para os municípios afetados pela chuva deste sábado, dia 13. Para Quatis já foram enviados pela secretaria colchões, kit de higiene e limpeza.

Em Duque de Caxias foram montados três pontos de apoio: um no Restaurante do Povo da cidade, e outros dois nos bairros de Saracuruna e Figueira. Outro grupo foi deslocado para São João do Meriti e Belford Roxo.

A Secretaria das Cidades esteve, no sábado, com o consórcio da obra do Muvi e a prefeitura de São Gonçalo na recuperação dos tubos que foram levados pelas chuvas na sexta-feira. A equipe de Gestão de Impacto Social da pasta realizou atendimento social com os moradores do entorno: nove cadastros foram feitos e o consórcio responsável pela obra se comprometeu a realizar o ressarcimento dos moradores em até 15 dias.

De acordo com o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), o risco hidrológico é alto ou muito alto na capital, nas Regiões Metropolitana, Serrana, Sul, Noroeste, Costa Verde e na Baixada Fluminense, com propensão a alagamentos e inundações. No restante do Estado, o risco é baixo a moderado.

O risco geológico é alto ou muito alto na capital, nas Regiões Metropolitana, Serrana, Sul, Costa Verde e na Baixada Fluminense, com possibilidade de deslizamentos de terra. O panorama deste domingo é de céu nublado a encoberto com pancadas isoladas de chuva moderada a ocasionalmente forte. Os ventos estarão fracos a moderados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Bombeiros do RJ atendem mais de 180 ocorrências devido a forte chuva

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui