Bombeiros e Defesa Civil montam operação para fortes chuvas previstas no RJ

O efetivo de militares será dobrado nas regiões Serrana, Sul, Norte/Noroeste e Baixada Fluminense

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Tânia Rêgo

Com a previsão de fortes chuvas para os próximos dias, o Corpo de Bombeiros está adotando medidas preventivas pelo estado. A partir desta quinta-feira (21/03), o efetivo de militares de serviço será dobrado nas áreas onde há maior probabilidade de inundações, alagamentos, deslizamentos e desabamentos, abrangendo as regiões Serrana, Sul, Norte/Noroeste e Baixada Fluminense.

A decisão ocorre em meio a investimentos substanciais em ações de prevenção às chuvas em todo o estado. Mais de R$ 3 bilhões foram destinados para esse fim, com cerca de R$ 1 bilhão direcionado especificamente para equipamentos, viaturas e maquinários do Corpo de Bombeiros.

O efetivo, em colaboração com a Defesa Civil, estará equipado com novas ambulâncias, caminhões de busca e salvamento, ferramentas desencarceradoras e motosserras para situações de emergência. Além disso, serão utilizados barcos de alumínio para resgate de pessoas ilhadas e sonares de última geração para buscas subaquáticas em caso de inundações e alagamentos.

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) também permanece em alerta, mobilizando equipes de meteorologistas, geólogos e hidrólogos do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ). O objetivo é acompanhar as condições climáticas e emitir alertas de risco sempre que necessário.

Advertisement

Diante das projeções meteorológicas para os próximos dias, a população é orientada a seguir as recomendações das autoridades e ficar atenta aos alertas emitidos pela Defesa Civil Estadual. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um “aviso de grande perigo” para chuvas fortes na Região Sudeste na próxima sexta-feira (22). O estado do Rio de Janeiro é o que mais preocupa, e meteorologistas esperam “chuva extrema” para a região. Na sexta-feira (22/03), a temperatura cai chegando a uma mínima de 18°C, e a probabilidade de chuva é de até 90 milímetros, persistindo durante todo o fim de semana. Segundo a Climatempo, entre a sexta-feira e o sábado, a frente fria se desloca lentamente sobre o estado e provoca chuva em todas as regiões.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Bombeiros e Defesa Civil montam operação para fortes chuvas previstas no RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui