O bondinho do Outeiro da Glória, uma joia do nosso patrimônio histórico e turístico, se encontra em péssimo estado de conservação. O equipamento, que foi inaugurado no ano de 1944, enfrenta problemas que vão desde a pintura deteriorada à falta de iluminação em decorrência do furto constante dos cabos de energia elétrica.
O descaso com esse recanto da cidade não para por aí, pois a escada localizada nas proximidades do modal, que serve como caminho alternativo, está quase sempre repleta de lixo. É possível ver ratos, baratas e muitos insetos. Sem falar no mal cheiro, que espanta o mais resiliente e bem-intencionado visitante.
O abandono do bondinho atingiu, recentemento, o seu ápice dramático. Em nota a Rioluz afirmou que desde o último domingo (10/11), o sistema parou de funcionar por conta destes frequentes furtos de cabos. E com isso, o transporte está paralisado, impactando de forma negativa a acessibilidade ao local.
Indignada com o desleixo com o patrimônio histórico, uma internauta reclamou: “Não só o plano inclinado, mas boa parte do bairro da Glória, uma relíquia histórica, está abandonada. Falta cuidado, manutenção e segurança.” comentou. Uma outra usuária da rede afirmou: “Uma pena, mas é recorrente o não funcionamento! O bairro da Glória fica esquecido!” disse.
O Plano Inclinado da Glória, apesar de ser um equipamento turístico de grande importância, é desconhecido por muitos moradores do bairro e turistas. De acesso gratuito, o bondinho opera em horários específicos. A realização de manutenção do equipamento e de estruturas de apoio, aliada a um bom plano de divulgação, incrementariam o combalido turismo no histórico e importante bairro da Glória.
Informações: @InformeGloriano