Botafogo: Creche de cachorro oferece treinamento auditivo para evitar estresse de Réveillon

Casa Doggy trabalha com a técnica de dessensibilização por meio de áudios e ofertas de recompensas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Casa Doggy/ Site da instituição

A creche de cachorro, Casa Doggy, localizada em Botafogo, na Zona Sul da cidade, oferece uma programação de treinamentos para que os animais ultrapassem as festas de final de ano sem o stress causado pelos fogos de artifício, comuns na época.

Por terem uma audição muito sensível e sofisticada os cachorros sofrem muito quando ouvem ruídos altos, por isso a noite de Réveillon, dependendo do temperamento do cão, pode representar o fim da linha para o animal. A fundadora do estabelecimento, Gabriela Lema, explica que uma das estratégias adotadas pela Caso Doggy é a dessensibilização do animal, com o uso de áudios simulando fogos e oferta de recompensas.

“É do nosso conhecimento que os ‘doggynhos’ podem reagir de maneiras diversas a sons intensos, como os fogos de artifício. Choro, latido, tentativas de fuga, medo e estresse excessivos são reações comuns que afetam negativamente nossos queridos amigos de quatro patas”, explica Gabriela Lema, acrescentando que os tutores podem acompanhar as atividades dos animais através de relatórios personalizados.

O treinamento oferecido pela casa acontece em etapas progressivas, para minimizar o desconforto dos cães com os ruídos. Os primeiros áudios de dessensibilizarão são aplicados em volume baixo, sob a ministração de comandos específicos e com ofertas de recompensas. As reações dos animais são avaliadas, e novos áudios com sons mais altos são utilizados, com a incorporação de comandos mais desafiadores.

Advertisement

A dessensibilização é aplicada por um período máximo 10 minutos, divididos em blocos de 2 a 3 minutos, com a intercalação de intervalos de descanso sem o som dos fogos de artifício. A constância nos treinamentos e a positivação ao final de cada sessão reforçam o progresso alcançado pelos animais.

Para os cachorros que têm medo de chuva e trovoadas, a Casa Doggy também possui um treinamento específico, com os sons desses fenômenos meteorológicos. Animais sensíveis a outros tipos de ruídos também podem ser atendidos para a atenuação do estresse.

A Casa Doggy

Inaugurada em abril de 2023, o local é um espaço completo de cuidado e diversão para cães, com foco na educação comportamental animal. Com uma estrutura de 300 m² distribuídos em três andares, a Casa Doggy conta com ambientes amplos e iluminados, gramado sintético e equipamentos de agility.

No local, os animais desfrutam de creche-dia, com recreação, alimentação, descanso, enriquecimento ambiental, socialização e estímulo mental. Há ainda a hospedagem noturna, onde os tutores contam com uma gama de serviços, como banho, adestramento e outros atrativos para atender às necessidades individuais dos animais.

Mais informações: www.casadoggy.com.br / @casadoggy / contato@casadoggy.com / 96716-6678

A Casa Doggy fica na Rua Rodrigo de Brito, nº 9, Botafogo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Botafogo: Creche de cachorro oferece treinamento auditivo para evitar estresse de Réveillon
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui