O portal americano Time Out, fez uma pesquisa mundial com seus editores e especialistas espalhados pelo mundo e escolheu 50 bairros que seus leitores deveriam conhecer em 2018. Os bairros deveriam ser os mais cool para comer, beber, passear. Mais de 15 mil pessoas foram perguntadas qual bairro é o que tem mais coisas acontecendo, com novas lojas e restaurantes abrindo, onde é bom ficar e, o mais importante, se ele realmente é isso tudo.
Pois, eles selecionaram 50 bairros espalhados pelo mundo de Strasbourg-Saint-Denis, em Paris, até o West Village em Nova York. E qual foi o único bairro do Brasil na lista? Botafogo, de acordo com o site:
Com uma vida noturna inovadora e uma vibe jovem e descolada, nenhuma região do Rio de Janeiro define tendências no mesmo ritmo que o Botafogo. Atraídos peloaluguel acessível e localização privilegiada, jovens empreendedores estão montando novos bares e restaurantes centrados em torno de cozinha internacional, coquetéis impecáveis, cervejas artesanais locais e espaços colaborativos para eventos comunitários e culturais.
O site também aconselha a comer no The Void, beber no Cru Natural e ir ao espaço colaborativo Olho da Rua. E para se hospedar aconselham o hotel Yoo2 Rio.
E você, concorda?
Realmente percebo, nos últimos tempos, muitas nova opções de entretenimento no bairro. Mas, para mim, Botafogo é um bairro feio: as ruas, de um modo geral, são feias, confusas, principalmente por conta de seus imóveis, entretanto, também é um bairro extremamente bem localizado e os aluguéis só são baratos se comparados com outros bairros mais nobres.
Vi algumas respostas indo contra a reportagem no item de valor de aluguel acessível, mas se compararam os valores de Botafogo com dos bairros adjacentes e da Zona Sul do Rio, veremos que são realmente menores que em Copacabana, Flamengo, Jardim Botânico, Lagoa, Ipanema, Leblon, etc…
Botafogo é mais caro do que Flamengo e Copa para morar.
Quanto ao aluguel, nenhum bairro do Rio de Janeiro consegue, atualmente, oferecer valores acessíveis. Em relação à diversidade e às novas ofertas, Botafogo, nos últimos dois anos, começou a se expandir para o lado das ruas Arnaldo Quintela, Fernandes Guimarães e Álvaro Ramos, proporcionando aos seus frequentadores espaços muito simpáticos e novas atividades, como no Vaivém Bazar e no CoLab, dentre tantos outros.
Não concordo com valor de aluguel acessível.
Eu adoro ( bairro alternativo ) .
É um bairro maravilhoso. Por um lado é histórico, O que se vê no seu patrimonio arquitetônico de grande valor para a memoria do Rio de Janeiro e do Brasil. Por outro lado é um bairro com muitos colégios privados, escolas públicas e universidades. É um bairro ideal para quem tem filhos e filhas em idade escolar, porque podem ir andando ao colégio. Tem praia e vistas para o Corcovado e o Pão de Açucar, dois emblemas do Rio. Sendo zona sul também está perto do centro da cidade. Tem metrô e está bem comunicado por ônibus. Saindo dos eixos principais, em 1 minuto é possível estar em plena natureza, ouvir o canto dos pássaros e ver a mata. Passear por Botafogo, pisando as calçadas de pedra da época colonial, é um dos meus prazeres na vida. E isso que viajo muito… já vi muito mundo. Podíam fazer uma estação de metrô debaixo da Cobal. Necessitamos revitalizar a memoria histórica do Rio e Botafogo tem muito que contar. Deveríam desenhar um projeto de passeios históricos por Botafogo. Sería um importante tour turístico no Rio.
Morei e trabalhei durante muitos anos em Botafogo. Sou completamente fã do bairro. Sua localização é maravilhosa em relação ao restante da cidade. É geograficamente privilegiado pela enseada de Botafogo e os morros vizinhos, pão-de-açúcar e circovado, cartões-postais da cidade. Além de bares descolados para a juventude, possui uma variedade de restaurantes que contemplam todos os gostos e bolsos. Possui um pólo de cinema ímpar no Rio de Janeiro, onde se pode acompanhar o que há de melhor na produção cinematográfica, oferece grande mobilidade de transporte e diversidde de serviços. Espero voltar um dia a morar em Botafogo.
Você esqueceu de uma coisa importantíssima, crianças podem ir e vir sozinhas das escolas…… não é bem assim, Botafogo hoje está um caos. A quantidade de pedintes, ladrões em motos e bicicletas é assaltos à mão armada é um horror. Moro aqui desde que nasci, há 65 anos e NUNCA vi o bairro com a INsegurança do jeito que está. Repense!
A vida noturna é boa para quem vem e vai embora, pós, para quem mora aqui, é um ETERNO não dormir. O bairro é barulho de segunda a segunda feira.
CONCORDO PLENAMENTE. BOTAFOGO É LINDO PELA NATUREZA
CARTÃO POSTAL DO BRASIL
ALTO NÍVEL EM ESCOLAS, HOSPITAIS,
RESTAURANTES, BARES, SHOPPINGS
ENFIM UM BAIRRO BONITO E ACONCHEGANTE
AMO DE PAIXÃO MEU QUERIDO BOTAFOGO
Sou moradora de Botafogo e amo meu bairro. Concordo com quase tudo dito na reportagem, mas “aluguel acessível”, aí é demais. … Aluguel aqui é um dos mais caros da zona sul.
Adoreeeei! Nasci e crescimento aqui em Botafogo. Tenho pelo meu bairro um carinho especial. ????
Aluguel acessível????? Só pra estrangeiro Mesmo. Pq vai ganhar em real e pagar uma alguém acessivel em Botafogo. É um rim por mês.
Aluguel acessível só se for pra playboy ou gringo.
Não sou playboy nem gringo… mas concordo que é forçar demais a barra chamar de aluguel acessível.