Campeão brasileiro no último domingo (08/12), após vencer o São Paulo por 2×1, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, o Botafogo foca agora na Copa Intercontinental, que será disputada no Catar. O Glorioso, que garantiu o direito de estar na competição por ter conquistado a Conmebol Libertadores 2024, estreia já na 2ª fase, nesta quarta-feira (11/12), contra o Pachuca-MEX. A partida acontece às 14h (de Brasília), no Estádio 974, em Doha.
Se passar do time mexicano, o Alvinegro carioca avançará à semifinal e terá pela frente o Al-Ahly, do Egito. Este jogo, por sua vez, será realizado no próximo sábado (14/12), no mesmo horário e estádio da partida citada anteriormente.
Posteriormente, em caso de classificação à final, o eventual adversário botafoguense será o Real Madrid, da Espanha, vencedor da última edição da Liga dos Campeões da Europa. O título do Intercontinental será disputado no dia 18/12, às 15h, no Estádio Lusail.
Vale ressaltar que todos os jogos, em caso de empate no tempo normal, vão para a prorrogação, que tem duração total de 30 minutos. Caso a igualdade no placar seja mantida, haverá disputa de pênaltis.
O campeão da Copa Intercontinental 2024 receberá uma premiação de 5 milhões de dólares, o equivalente a mais de R$ 30 milhões na cotação atual.
Intercontinental x Super Mundial
A Copa Intercontinental, apesar de também ser organizada pela Fifa, não tem relação com o Super Mundial de Clubes, que terá sua primeira edição realizada entre junho e julho de 2025, nos Estados Unidos. Dos times cariocas, Botafogo, Flamengo e Fluminense disputarão o torneio.
O Alvinegro estará no Grupo B do Super Mundial, juntamente com PSG (França), Atlético de Madrid (Espanha) e Seattle Sounders (EUA). Já o Rubro-Negro, no Grupo D, enfrentará Espérance (Tunísia), Chelsea (Inglaterra) e León (México). O Tricolor, por sua vez, no Grupo F, terá como adversários Borussia Dortmund (Alemanha), Ulsan Hyundai (Coreia do Sul) e Mamelodi Sundowns (África do Sul).