Nesta quarta-feira (11/12), às 14h (de Brasília), Botafogo e Pachuca-MEX se enfrentam pela 2ª fase da Copa Intercontinental, competição entre clubes organizada pela Fifa. A partida acontece no Estádio 974, em Doha, no Catar. O Glorioso disputa o torneio por ter vencido a Conmebol Libertadores 2024, enquanto o time mexicano garantiu sua participação ao conquistar a Copa dos Campeões da Concacaf deste ano.
Para o jogo, considerando o time titular alvinegro, o técnico português Artur Jorge tem os desfalques do lateral-direito Vitinho, que não foi inscrito no Intercontinental devido a uma lesão no joelho esquerdo, e do zagueiro Bastos, que, apesar de ter viajado para o Catar, ainda se recupera de um problema na coxa esquerda. Em seus lugares entram Mateo Ponte e Adryelson, respectivamente.
A provável escalação do Botafogo é John; Mateo Ponte, Adryelson, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore e Marlon Freitas; Luiz Henrique, Thiago Almada e Savarino; Igor Jesus.
Já o Pachuca, do técnico argentino Guillermo Almada, em relação ao time campeão da Concacaf, perdeu o meia Erick Sánchez e o atacante Miguel Rodríguez, negociados com o América-MEX e o Celta de Vigo-ESP, respectivamente.
A escalação para o duelo contra o Botafogo deve ser Moreno; Castillo Liñan, Barreto, Aceves e Bryan González; Pedraza e Montiel; Owen González, Ponchito e Idrissi; Salomón Rondon.
Quem vencer, avança à semifinal e terá pela frente o Al-Ahly, do Egito, neste sábado (14/12), também às 14h, no Estádio 974. Em caso de empate no tempo normal, Botafogo e Pachuca disputarão uma prorrogação de 30 minutos. Caso a igualdade no placar persista, a decisão da vaga vai para os pênaltis.
Vale ressaltar que a final do Intercontinental acontece na próxima quarta (18/12), às 15h, no Estádio Nacional de Lusail, em Al Daayen, também no Catar. O Real Madrid, da Espanha, campeão da última edição da Liga dos Campeões da Europa, já está garantido na decisão.
2º título para o RJ?
Se o Botafogo vencer a Copa Intercontinental 2024, será o segundo título do torneio conquistado por um time do Rio de Janeiro. O primeiro foi o Flamengo, em 1981, quando a competição ainda era chamada de Copa Toyota (ou Mundial Interclubes). O Rubro-Negro, liderado pelo grande ídolo Zico, venceu o Liverpool, da Inglaterra, por 3×1, com gols de Nunes (2) e Adílio. A partida foi realizada em Tóquio, no Japão.
Tá tomando uma sovada feia!