Campeão da Conmebol Libertadores ao vencer o Atlético-MG por 3×1 no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, capital da Argentina, no último sábado (30/11), o Botafogo agora retoma suas atenções para o Campeonato Brasileiro, buscando também o título do torneio mais relevante a nível nacional.
Nesta quarta-feira (04/12), o Glorioso, líder do Brasileirão, com 73 pontos, enfrenta o Internacional, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 37ª rodada do torneio. No mesmo dia e horário, o Palmeiras, 2º colocado, com 70 pontos, encara o Cruzeiro, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Para ser campeão brasileiro já diante do Inter, o Botafogo tem como cenário mais simples vencer o Colorado e torcer para o Palmeiras não ganhar do Cruzeiro. Já se empatar com a equipe gaúcha, o Alvinegro carioca conquistará o título em caso de derrota do Alviverde paulista para a Raposa.
Em outro cenário, se Botafogo e Palmeiras vencerem suas respectivas partidas neste meio de semana, chegarão à última rodada, no próximo domingo (08/12), com 76 e 73 pontos, respectivamente. Sendo assim, o Glorioso precisará apenas de um empate com o São Paulo, no Estádio Nilton Santos, para se sagrar campeão independentemente do resultado do jogo entre o Porco e o Fluminense, no Allianz Parque, na capital paulista. Ambas os duelos serão às 16h.
Vale ressaltar que o Botafogo tenta o terceiro título brasileiro de sua história. As duas conquistas até aqui aconteceram em 1968 e 1995.