O sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, vai ganhar uma estátua em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro com previsão de inauguração em março do ano que vem. A instalação do monumento faz parte da celebração dos 30 anos da Ação da Cidadania, movimento criado por Betinho, e que combate à fome no Brasil.
A obra será instalada na Praia de Botafogo, na altura da Rua São Clemente, de frente para o mar. O lugar foi escolhido porque Betinho viveu no bairro até o fim da vida. Lá também fundou o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (Abia).
A realização da estátua foi oficializada na quarta-feira (06/12), em uma reunião entre representantes da ONG e da Prefeitura do Rio de Janeiro.
A imagem terá o custo de R$ 200 mil, e a ONG busca um patrocinador para o projeto. As autorizações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já foram concedidas.
Para quem quiser ajudar a campanha de doação de alimentos da Ação da Cidadania deste ano, as doações podem ser realizadas através do site.
Ação da Cidadania
Em 1993, Betinho criou o maior movimento social de combate à fome no país, a Ação da Cidadania. Ele convidou o país a assumir um papel mais atuante no combate à falta de alimentos para as pessoas em situação de vulnerabilidade. Até hoje, a ONG ajudou mais de 26 milhões de pessoas e distribuiu 55 mil quilos de alimentos. Este ano, a expectativa é distribuir 2 mil toneladas de alimentos em todo o país.