Tão perto de onde será a queima de fogos na orla do Rio, incluindo Copacabana, uma das que mais atrai turistas no país, a Rua Bambina, em Botafogo, teve uma das suas esquinas transformadas em lixão a céu aberto ainda na tarde da sexta-feira (dia 29.12). O acúmulo de sacolas fechadas e estouradas revoltou os moradores que passavam na altura da Rua Professor Alfredo Gomes, na frente da 10ª DP.
“É uma desordem, mendigos reviram as sacolas e espalham resíduos por toda a calçada. Sobra dividir o meio da rua com os carros“, reclamava a moradora Erica Santos, de 45 anos, que ainda lembrou que o problema só não foi pior, pois não está chovendo na cidade. “Aqui já alaga fácil. Iria causar enchente“, reforça.
Procurada, a Subprefeitura da Zona Sul declarou que o monte de lixo se trata de descarte irregular, fora do horário de coleta, que contraria as normas estabelecidas na cidade, mas completou que resolveu o problema no início da noite do mesmo dia, após enviar uma equipe da Comlurb ao local.
Já o comerciante W.E., de 37 anos, reclama da falta de ronda para conter problemas assim. “Já tive colega que é multado em quase R$ 5 mil pela Prefeitura por causa de tampa de lixeira, mas eles não olham para o que fazem conosco, nos nossos arredores“, finaliza.