Lançado em 2022, o botão de emergência lançado pela Uber no Estado do Rio de Janeiro foi acionado 431 vezes até essa terça-feira (4), segundo um levantamento da Polícia Militar. A ferramenta é resultado de uma parceria entre o aplicativo e a PM, com o objetivo de garantir a segurança de usuários e motoristas.
Segundo um levantamento do Centro de Comando Operacional da Polícia Militar (Cecopom), a média de acionamentos do botão foi de 33 casos mensais, até junho. Em 2022, o número foi menor, com 29 acionamentos por mês.
De acordo com a Polícia Militar, a ferramenta possibilita uma ação mais rápida e segura por parte das forças policiais. Além disso, o botão permite um melhor rastreamento do veículo a ser atendido.
“Isso permite uma resposta ainda mais rápida e precisa da força policial, sem que seja necessário quem fez a chamada transmitir essas informações verbalmente ao atendente. Todas as informações – do veículo e sua localização, do usuário e do motorista – estarão expostas na tela do computador da central”, segundo a Polícia Militar.
A iniciativa foi lançada inicialmente na Baixada Fluminense e posteriormente estendida a outras regiões fluminenses. A criação do botão de emergência permite que, ao sentirem inseguros passageiros e motoristas acionem o dispositivo, que alerta a localização do carro em tempo real. Com isso, as informações sobre a viagem são enviadas ao Cecopom, responsável pelo Serviço 190.
As informações são da rádio Tupi.