Brasil e França estreitam laços no setor artístico-cultural

A presidenta da Funarte, Maria Marighella, desembarcou em Paris, cumprindo diversas agendas, que têm como objetivo o fortalecimento das relações diplomáticas com o setor cultural da França

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Pedro Di Lita

Na última quinta-feira (7), a presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella, desembarcou em Paris, cumprindo diversas agendas, que têm como objetivo o fortalecimento das relações diplomáticas com o setor cultural da França, para a internacionalização das artes brasileiras.

Além de participar da tradicional Lavage de la Madeleine, a passagem da presidenta da Funarte por Paris envolve ainda encontro com agentes artísticos brasileiros que vivem na França, reuniões com a Embaixada do Brasil e Institut Français para tratar de temas relacionados à promoção e difusão das artes.

“Neste importante momento em que o Brasil, liderado pelo presidente Lula, retoma o seu protagonismo nas relações diplomáticas com o mundo, o Ministério da Cultura e a Funarte  atuam na retomada do papel fundamental que as artes e a cultura têm de projetar a imagem e os imaginários sobre o Brasil no exterior. Na gestão de Margareth Menezes à frente do nosso Ministério da Cultura refundado, a Funarte tem como missão materializar uma Política Nacional das Artes e isso também demanda formular um programa de internacionalização para nossas artes”, afirma Maria Marighella. 

Advertisement

Para Liliane Mutti, cineasta e Conselheira Brasil/Europa da BRAVI ( Brasil Audiovisual Independente ), anfitriã da atividade “Roda de Conversa de artistas e fazedores de Cultura franco-brasileiros”, com a Funarte, “esse tipo de ação é fundamental para a transversalidade do fazer artístico entre os países. Valorizando as culturas e os saberes que são produzidos por diversas frentes e artistas”. Além disso, Liliane ressaltou que “com a proximidade do ano do Brasil na França, pactuado entre os presidentes Lula e Macron para 2025, a cultura tem um papel estratégico de reconstruir o tecido artístico tão prejudicado nos últimos anos”.

No encontro, promovido por Liliane Mutti, a presidenta da Funarte se reuniu com mais de 40 representantes do setor cultural franco-brasileiro, de diversas linguagens e expressões, no Cinema L’Arlequim.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Brasil e França estreitam laços no setor artístico-cultural
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Brasil e França estreitam laços no setor artístico-cultural
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui