
Neste fim de semana, tem início o Campeonato Brasileiro 2025. O torneio contará com 20 clubes, sendo quatro deles do Rio de Janeiro: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama.
Pela 1ª rodada, no sábado (29/03), o Fluminense encara o Fortaleza, às 18h30 (de Brasília), na Arena Castelão, na capital cearense. Já no Maracanã, às 21h, o Flamengo recebe o Internacional. No domingo (30/03), por sua vez, o Botafogo enfrenta o Palmeiras, às 16h, no Allianz Parque, em São Paulo, e o Vasco duela contra o Santos, às 18h30, em São Januário.
Abaixo, o DIÁRIO DO RIO fala sobre cada um dos times cariocas que disputará o Brasileirão e projeta o desempenho deles na competição. Confira:
Botafogo
Atual campeão brasileiro e da Conmebol Libertadores, o Botafogo teve um início de temporada bem abaixo do esperado, sendo vice da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana para Flamengo e Racing-ARG, respectivamente, e terminando o Campeonato Carioca em 9º lugar, não conseguindo a classificação às semifinais.
Em relação a 2024, o Alvinegro teve perdas consideráveis. Deixaram o clube, por exemplo, titulares absolutos como o meia Thiago Almada e o atacante Luiz Henrique, além de peças importantes para o elenco, como o goleiro Gatito Fernández, o volante Tchê Tchê e os também atacantes Júnior Santos e Tiquinho Soares. Paralelamente, o técnico Artur Jorge foi outra baixa relevante. Em contrapartida, foram contratados nomes como o meia Santi Rodríguez e o atacante Artur. O treinador será o português Renato Paiva.
Apesar do ”saldo” ser considerado negativo em relação às saídas e chegadas, o Glorioso manteve nomes relevantes, como o goleiro John; os zagueiros Bastos e Alexander Barboza; o lateral-esquerdo Alex Telles; os volantes Gregore e Marlon Freitas; o meia Savarino; e o atacante Igor Jesus.
Time-base para 2025: John; Vitinho, Bastos, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore e Marlon Freitas; Artur, Savarino e Santi Rodríguez; Igor Jesus. Técnico: Renato Paiva.
”Mesmo sendo o atual campeão brasileiro, o Botafogo vem enfraquecido em relação à temporada passada. Perdeu peças importantes e não supriu com a mesma qualidade. Deve brigar na parte de cima da classificação, se os reforços chegarem e o trabalho do novo técnico encaixar”, opina Altair Alves, jornalista do DIÁRIO DO RIO.
Vasco
Após um 2024 regular diante das perspectivas, se classificando à Copa Sul-Americana e chegando à semifinal da Copa do Brasil, o Vasco tenta, na atual temporada, superar o desempenho do ano anterior. Para 2025, chegaram nomes como o zagueiro Mauricio Lemos; o volante Tchê Tchê; o meia Garré; os atacantes Nuno Moreira e Loide Augusto; e o técnico Fábio Carille.
No Estadual deste ano, o Cruzmaltino chegou à fase semifinal, sendo eliminado pelo Flamengo. Paralelamente, na Copa do Brasil, o Gigante da Colina está classificado para a 3ª fase da competição.
Vale ressaltar que, no decorrer da temporada, o Vasco pode perder dois nomes importantes do elenco: os meias Payet e Philippe Coutinho. O francês tem contrato com o clube até o dia 05/05, enquanto o brasileiro, emprestado pelo Aston Villa-ING, até 30/06.
Time-base para 2025: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Mauricio Lemos e Lucas Piton; Hugo Moura, Tchê Tchê (Jair ou Paulinho) e Philippe Coutinho; Rayan (Garré), Nuno Moreira e Vegetti. Técnico: Fábio Carille.
”O Vasco precisa fazer um Brasileirão de segurança, sem sustos em relação ao Z4. As maiores chances do Cruzmaltino na temporada estão na Copa do Brasil e, principalmente, na Sul-Americana”, afirma Altair Alves.
Flamengo
Campeão carioca e da Supercopa do Brasil, o Flamengo começou 2025 a todo vapor. Mesmo tendo perdido o atacante Gabigol, considerado o maior ídolo recente do clube, ao fim da temporada passada, o elenco não foi enfraquecido, e o desempenho atual enche a torcida de esperanças.
Para este ano, apenas dois reforços foram contratados até o momento: o zagueiro Danilo e o atacante Juninho. No entanto, o técnico Filipe Luís, no cargo há apenas cinco meses, aparenta ter total domínio em relação ao elenco, fazendo o time jogar com intensidade e força ofensiva.
Time-base para 2025: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira (Danilo) e Alex Sandro; Pulgar, De La Cruz, Gerson e Arrascaeta; Bruno Henrique e Pedro. Técnico: Filipe Luís.
”Acredito que o Flamengo brigue pelo título brasileiro, da Copa do Brasil e da Libertadores, já que tem um grande elenco e, desde o ano passado, desempenha um bom futebol”, opina Felipe Lucena, jornalista do DIÁRIO DO RIO.
Fluminense
O Fluminense vem de um 2024 frustrante, principalmente se comparado a 2023, quando conquistou a Libertadores com futebol bastante elogiado. No ano passado, apesar de ter vencido a Recopa Sul-Americana no primeiro trimestre, teve uma sequência de temporada muito ruim, se livrando do rebaixamento à Série B somente na última rodada do Campeonato Brasileiro.
Para 2025, apostou na manutenção do técnico Mano Menezes e contratou quase um time inteiro de reforços, com destaque para o zagueiro Freytes, o volante Hércules e o atacante Canobbio. No Cariocão, começou a competição muito mal, mas, em admirável campanha de recuperação, chegou à final, perdendo o título para o Flamengo.
Time-base para 2025: Fábio; Guga (Samuel Xavier), Ignácio, Thiago Silva e Fuentes; Bernal, Martinelli (Hércules) e Ganso; Jhon Arias, Canobbio e Germán Cano. Técnico: Mano Menezes.
”No Brasileirão, o Fluminense tende a ficar na disputa pelas primeiras vagas para a Copa Sul-Americana e, se o time alcançar um nível de futebol que é possível ter com o atual elenco, pode até entrar na luta por vaga para a Libertadores”, diz Felipe Lucena.