Brasileiro de jiu-jitsu: Geração UPP aumenta coleção de medalhas, mas destaca conquista maior

Projeto social que leva a arte marcial a comunidades cariocas minimiza o valor das medalhas ante ao principal objetivo da ação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Pela sétima edição seguida, os alunos do projeto social Geração UPP participaram do principal campeonato de jiu-jitsu do continente, o Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), realizado no último final de semana, no município paulista de Barueri.  

Ao todo, os jovens de comunidades cariocas entre 7 e 17 anos conquistaram 31 pódios, com oito medalhas de ouro, 5 de prata, 16 de bronze e duas de participação. Somando-se às participações anteriores, o projeto liderado por policiais militares do Rio de Janeiro agora detém 334 medalhas, 81 delas de ouro.

Apesar desses números sólidos, as medalhas estão longe de ser a conquista mais importante do projeto fundado em 2009. Desde o início, o objetivo da ação é ajudar na melhora social das comunidades cariocas através da filosofia das artes marciais, utilizando o sucesso dos alunos para impactar a família e a vizinhança.

“Os números chamam a atenção, mas nossa maior felicidade é ver esses jovens unidos e alegres por poderem viajar e participar de um evento desse porte. Muitos sequer já tinham saído da cidade, então é um grande acontecimento. Essa experiência é mais importante do que qualquer medalha”, destacou o coordenador do projeto, o faixa-preta cabo PM Thiago Diorgenes.

Advertisement

“E o objetivo principal é ainda maior. A gente trabalha para formar bons cidadãos, bons filhos, bons profissionais, independentemente da profissão que cada um vai escolher no futuro. Nossa maior medalha de ouro é quando o pai chega para a gente e agradece por ter ajudado a transformar a vida do filho. Nosso troféu é vê-los seguir os valores do jiu-jitsu já na vida adulta”, completou Diorgenes.

A delegação deste ano foi formada por 67 atletas, 10 policiais instrutores, pais de alunos e voluntários. As comunidades representadas foram: Providência, Manguinhos, Barreira do Vasco, Adeus Baiana, Rocinha, Turano, Formiga, Mangueira, Borel, Macaco, Cidade de Deus e Batan.

A viagem a Barueri contou com total incentivo da Secretaria de Estado da Polícia Militar em três ônibus cedidos pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, além da tradicional parceria e patrocínio da Legião da Boa Vontade e Super Rádio Brasil 940 AM, que disponibilizaram almoço e quimonos para os atletas, Prime Esportes, Boomboxe e Tintas Nacional.

A equipe contou ainda com o apoio do 5º BAEP da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que gentilmente cedeu as instalações de cozinha para confecção do lanche de toda a equipe, bem como alojamento para as duas policiais militares femininas da Assessoria de Proximidade que compunham a delegação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Brasileiro de jiu-jitsu: Geração UPP aumenta coleção de medalhas, mas destaca conquista maior
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui