Por André Delacerda
O Diário do Rio esteve presente na última quinta-feira – 13/11 – no Brastemp BGourmet 2008, no Shopping Leblon a convite dos organizadores do evento, para conhecer os ambientes e participar de uma aula de gastronomia como parte da programação dos BLOGS NA COZINHA, que visa realizar um congraçamento entre os blogs e seus leitores em volta do fogão, com muito sabor.
O Brastemp BGourmet é um evento de combina arquitetura, design e gastronomia com o Lado B da Bossa Nova. E é a partir das histórias de João Donato, e embalado ao som de muita bossa que surgem espaços bem charmosos, com uma decoração diferenciada e com todo o requinte do que há de mais modernos.
O destaque fica porta das cozinhas, uma melhor que a outra. Quem foi, saberá dos que estamos falando.
Para os visitantes, além da possibilidade de conhecer ainda mais a história da Bossa Nova e os últimos lançamentos da Brastemp, é possível participar de aulas ministradas por chefs importantes do Rio de Janeiro.
Esteve presente acompanhando o Diário do Rio, Lys Teixeira, que em breve participará conosco de uma coluna onde irá recomendar e falar um pouco sobre gastronomia e restaurantes cariocas. Para quem não conhece a nossa comentarista de gastronomia, vamos apresentar a mesma, aos leitores do Diário do Rio. Lys trabalhou muito anos em empresas como Itaipu Binacional, com ministros da repúblicas. Conhecedora de muitos artistas e pessoas importantes deste país, ela é uma admiradora da boa culinária. Com um senso bem apurado e crítico, Lys, é muito exigente no paladar e com certeza nos dará boas dicas de restaurantes e afins em terras cariocas.
Por falar em comida, pudemos acompanhar uma descontraída e saborosa aula de culinária com a Chef Mara Cury – Botequim Informal)-, que ensinou aos presentes a deliciosa receita “Chapa de Frutos do Mar”.
Neste post, vamos disponibilizar a receita ensinada por Mara, e também um vídeo que fizemos na aula, com um pouco da história do Botequim Informal e dicas de culinária.
Chapa do Mar
Rendimento:02 porções
Ingredientes:
POLVO INTEIRO GG 500 kg Sem cabeça
LULA 250 kg Sem cabeça e sem pele
MEXILHÃO COM CASCA 150 kg
CAMARÃO MÉDIO 300 kg Com casca e sem cabeça
SALSA 05 g Picada
AZEITE EXTRA VIRGEM 200 ml Aproximadamente
ALHO PICADO A gosto
ARROZ COZIDO 300 g 02 xícaras de chá
CALDO DE POLVO 300 g
MANTEIGA SEM SAL 100 g
SAL REFINADO A gosto
PIMENTA DO REINO A gosto
Modo de Preparo:
Lavar bem todos os ingredientes
Polvo: retirar a cabeça, lavar bem e temperar com sal e pimenta do reino.
Em panela de pressão, cozinhar por aproximadamente 20 minutos, após a panela começar a “chiar”.
Escorrer e reservar o caldo do cozimento.
Lula: retirar a cabeça e a pele, lavar bem, cortar em anéis finos, temperar com sal e pimenta.
Marinar por 10 minutos.
Mexilhão com casca: lavar bem, temperar com sal e pimenta e marinar por 10 minutos.
Camarão: retirar as cabeças dos camarões e lavar bem. Temperar com sal e pimenta do reino.
Em uma panela, cozinhar no vapor, por aproximadamente 3 minutos, até ficarem rosados. Escorrer e reservar.
Preparo dos Frutos do Mar:
Em uma frigideira, em fogo médio, aquecer o azeite, colocar o alho picado e refogar levemente.
Reforgar rapidamente cada um dos frutos do mar, lembrando que o polvo e os camarões já estão cozidos e as lulas e mexilhões necessitam apenas de 3 a 4 min. de cozimento.
Arrumar, separadamente, cada ingrediente em chapa que já deverá estar aquecida.
Preparo do Arroz de Caldo de Polvo:
Em uma frigideira, em fogo médio, colocar o caldo de polvo que está reservado e em seguida, o arroz, cozinhando por alguns minutos para reduzir o caldo, ajustar o sal e, no momento de servir, acrescentar a manteiga para aveludar o caldo, já que o arroz deve ser levemente molhado.
Para encerrar esse post, temos uma dica da nossa comentarista de gastronomia, para que os participantes de aulas de culinária, prestem atenção, no sentido de quando forem degustar, somente experimentar uma pequena porção de cada prato, evitando assim, por porções a mais no prato, e acabando por deixar os demais alunos sem a oportunidade de degustar. Degustar não é jantar, e sim provar.
O Brastemp BGourmet é uma realização da Casa Claudia – Editora Abril , com o patrocínio da Brastemp.