Um dos bairros mais famosos do Rio de Janeiro tem memórias históricas e ótimas curiosidades, a Vila Isabel tem muito que contar.
A Vila Isabel surgiu após uma iniciativa do empresário João Batista Viana Drummond – Barão de Drummond. Em 1871, ele adquiriu as terras da Imperial Quinta do Macaco, de propriedade da Imperatriz Dona Amélia, esposa de Dom Pedro I.
“A terra onde o atual bairro de Vila Isabel localiza-se, pertencia à Companhia de Jesus desde 1565, ano da fundação da cidade do Rio de janeiro. Eles estabeleceram lá uma plantação de cana-de-açúcar, a Fazenda de Macaco, e a arrendaram a imigrantes portugueses. Depois da proibição da ordem em 1759, a Coroa Portuguesa confiscou os bens dos jesuítas e entre outras coisas a Fazenda de Macaco, que ficou abandonada até a proclamação de Independência do Brasil, em 1822, passando a pertencer ao Império Brasileiro”, informa a página Vila Isabel.
[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis sempre contribuiu para a valorização da cultura carioca
Barão de Drummond era abolicionista, então, no bairro que ele projetou, as ruas ganharam nomes de pessoas ligadas à luta pelo fim da escravidão no Brasil. O nome do bairro é uma homenagem à Princesa Isabel, que assinou a Lei Áurea.
“A sua principal via, a Boulevard 28 de Setembro, é uma homenagem à data em que a Lei do Ventre Livre foi sancionada”, conta o historiador Maurício Santos.
O bairro Vila Isabel foi oficialmente fundado em três de Janeiro de 1872. A inspiração foi a cidade de Paris, na França. O arquiteto contratado para o projeto geral foi Francisco Joaquim Béthencourt da Silva, discípulo de Grandjean de Montign.
Para muitos pesquisadores, historiadores e estudiosos do assunto, Vila Isabel é considerado o primeiro bairro projetado da cidade do Rio de Janeiro.
Em 1875, o bairro ganhou bondes movidos por animais. Esses veículos ligavam a Vila ao centro da cidade. A responsável pelo sistema era a Companhia Ferro-Carril de Vila Isabel, empreendimento criado pelo barão de Drummond.
Em um crescimento organizado, o bairro de Vila Isabel não parou de se desenvolver nas décadas seguintes. Muitas fábricas e um antigo Jardim Zoológico existiram no bairro.
Já no século XX, o bairro virou referência para a música. Noel Rosa, o mais famoso dos artistas da Vila Isabel na época, ajudou a espalhar a fama boêmia da Vila.
A vocação para a boa música e para a boêmia continuam. Assim como a história e os encantos de Vila Isabel.