Briga por herança: quanto vale o Biscoito Globo?

Tramitando desde 2017, a disputa está acontecendo na justiça e os valores da marca estão sendo questionados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
biscoitoglobo

Uma marca registrada das praias cariocas, o Biscoito Globo enfrenta um processo na Justiça envolvendo a herança de um dos seus fundadores. Tramitando desde 2017, a disputa está acontecendo na justiça e os valores da marca estão sendo questionados.

Um dos quatro sócios-fundadores morreu em 2015. João Ponce Fernandes fazia parte da sociedade da Panificação Mandarino, dona da marca Biscoito Globo. Ele fundou a empresa ao lado dos irmãos Milton e Jaime em 1953. A morte de João deu início a uma disputa pela herança, já que ele deixou a viúva, Roberta Ponce, e uma filha, Gleice. Ele tinha ainda outras três filhas, fruto de um casamento anterior. Roberta e Gleice questionam na Justiça os valores de lucro da empresa a que têm direito. Elas discordaram da partilha e pediram uma perícia judicial. As outras três filhas não entraram com processo. As informações foram divulgadas pelo portal de notícias “Uol”.

A empresa foi avaliada em R$ 360 mil no momento da partilha. As herdeiras de Fernandes receberam R$ 90 mil, o que corresponde a 25% da empresa, ou seja, a parte que cabe a João Ponce Fernandes, informou a advogada Mariana Zonenschein, do escritório Asseff Zonenschein, que representa a viúva, Roberta. No entanto, elas contestaram esse valor e entraram com uma ação para revisar esse cálculo. O processo corre em segredo de Justiça.

Em 21 de junho deste ano, o juiz Diego Isaac Nigri, da 2ª Vara de Família da Comarca Regional da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, determinou a penhora das contas da empresa para pagamento de metade do valor dos honorários do perito judicial. Para a advogada, a perícia é uma etapa fundamental do processo. Se o valor definido pelo perito for maior que o informado pela empresa, a Justiça pode exigir o recálculo do montante pago aos herdeiros.

Advertisement

Após cinco anos de espera, a perícia foi marcada para verificar os valores da empresa. Na segunda-feira (07/08), a advogada Zonenschein confirmou que a perícia teve início e que aguarda o resultado para dar andamento no processo, ainda sem prazo pré-determinado.

Vai faltar Biscoito Globo?

Apesar da penhora de parte dos bens da empresa, o advogado João Borsoi Neto, que representa o Biscoito Globo, diz que a produção não foi afetada. Ou seja, não vai faltar biscoito Globo para o público.

Atualmente, a fábrica fica localizada no centro do Rio de Janeiro, na Rua do Senado. A produção é exclusivamente dos biscoitos de polvilho, nos sabores doce e salgado.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Briga por herança: quanto vale o Biscoito Globo?
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui