Brigadeiro surgiu em campanha eleitoral no Rio de Janeiro

Um dos doces mais queridos e populares, o brigadeiro não apenas é carioca como surgiu durante uma campanha política

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de Leonardo Luz: https://www.pexels.com/pt-br/foto/brasileiro-chocolate-delicioso-saboroso-14493627/

Muito popular, o brigadeiro é um doce que agrada a uma quantidade enorme de pessoas. Mas o que poucos sabem é que sua origem foi exatamente no Rio de Janeiro. E mais, acredita-se que seu surgimento foi de uma forma bem curiosa para uma iguaria como essa: em uma campanha política.

Em dezembro de 1945, em um contexto de redemocratização e eleições presidenciais, o candidato da União Democrática Nacional (UDN) era o brigadeiro Eduardo Gomes. Vale explicar: brigadeiro é um posto existente nas forças armadas e forças de segurança de diversos países, ao qual compete tradicionalmente o comando de uma brigada. E foi exatamente daí que surgiu o nome do doce.

Para apoiar a campanha de Eduardo Gomes, os comitês de senhoras da sociedade organizavam reuniões requintadas, como chás da tarde, onde serviam doces variados e guloseimas deliciosas. Foi em um desses chás que uma doceira talentosa, Dona Heloisa Nabuco de Oliveira, surpreendeu a todos com uma novidade: um docinho feito com leite condensado e chocolate, que rapidamente conquistou o paladar de todos. Por ter surgido nesse contexto, o doce foi nomeado como brigadeiro em homenagem ao candidato.

Apesar do sucesso da sobremesa, Eduardo Gomes não foi eleito. Entretanto, a receita foi repassada pela família de geração em geração e até hoje é muito apreciada, sendo reconhecido como um doce brasileiro (e também carioca!).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Brigadeiro surgiu em campanha eleitoral no Rio de Janeiro

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui