Agentes do programa BRT Seguro, da Secretaria de Ordem Pública, prenderam três homens em flagrante por crimes como furto de cabos e extintor de incêndio, além de um indivíduo com mandado de prisão em aberto, entre a segunda-feira, dia 4, e a madrugada desta terça-feira, dia 5 de novembro.
Na primeira ocorrência, um homem foi preso na estação Cajueiros, no corredor Transoeste, após ser identificado pelos agentes enquanto tentava acessar a estação sem pagar a passagem. Em abordagem, verificou-se que o suspeito possuía um mandado de prisão por corrupção de menores e roubo. O caso foi registrado na 36ª DP, em Taquara.
Mais tarde, outra equipe interceptou um homem próximo à estação Américas Park enquanto ele furtava aproximadamente 60 metros de cabos subterrâneos. Com o suspeito, foram encontrados um alicate e uma chave de fenda. Ele confessou que pretendia vender o material furtado. A ocorrência foi registrada na 16ª DP e o indivíduo foi preso em flagrante.
Na madrugada de terça-feira, agentes foram acionados pelo Centro de Controle Operacional da Mobi-Rio devido a um furto de extintor de incêndio na estação Cardoso Moraes, no corredor Transcarioca. A equipe localizou o suspeito na estação Santa Luzia e recuperou o extintor. O caso foi registrado na 21ª DP, em Higienópolis.
Desde a criação do programa BRT Seguro, em junho de 2021, já foram contabilizadas 3.855 prisões por crimes como roubo, furto, vandalismo, desacato e importunação sexual, além de 19.107 infrações por calote e 14.206 infrações de trânsito.