A nova operação do corredor de BRT Transbrasil, com paradas em todas as estações e calha de segregação, assim como o Terminal Magarça, em Guaratiba, funcionarão no seu primeiro dia útil nesta segunda-feira (01/04).
O funcionamento da Transbrasil está programado para ocorrer das 10h às 15h todos os dias da semana, com tempo médio de viagem estimado em 40 minutos. Outra novidade é a implantação do novo sistema de controle integrado da Avenida Brasil, que permitirá reduzir os congestionamentos na via e o número de acidentes.
O corredor expresso Transbrasil tem 26 quilômetros de extensão, 17 estações, atravessa 18 bairros e tem previsão de transportar 250 mil pessoas por dia até 2030. Este é o quarto corredor de BRT implantado na cidade, ampliando o sistema de transporte de alta capacidade, que já opera com os corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica.
Calha segregada
A delimitação da faixa da esquerda da seletiva, exclusiva para os BRTs, acontecerá por meio de segregadores. A faixa da direita da seletiva poderá ser utilizada por ônibus, veículos de serviço e táxis. Essa regra vale para todos os dias da semana. Para garantir a segurança na ultrapassagem dos BRTs expressos nas proximidades das estações, a faixa seletiva será segregada com tachões. Em trechos de calha única, apenas ônibus e BRTs serão permitidos.
Os veículos que transitarem na faixa ou via de trânsito exclusivo serão multados, salvo casos de força maior e com autorização do poder público. De acordo com o Art. 184 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), estarão cometendo uma infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47.