BRT Transbrasil tem primeiro dia útil de funcionamento com todas as estações

Avenida Brasil terá articulados parando em todas as estações, das 10h às 15h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

A nova operação do corredor de BRT Transbrasil, com paradas em todas as estações e calha de segregação, assim como o Terminal Magarça, em Guaratiba, funcionarão no seu primeiro dia útil nesta segunda-feira (01/04). 

O funcionamento da Transbrasil está programado para ocorrer das 10h às 15h todos os dias da semana, com tempo médio de viagem estimado em 40 minutos. Outra novidade é a implantação do novo sistema de controle integrado da Avenida Brasil, que permitirá reduzir os congestionamentos na via e o número de acidentes.

O corredor expresso Transbrasil tem 26 quilômetros de extensão, 17 estações, atravessa 18 bairros e tem previsão de transportar 250 mil pessoas por dia até 2030. Este é o quarto corredor de BRT implantado na cidade, ampliando o sistema de transporte de alta capacidade, que já opera com os corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica.

Calha segregada

Advertisement

A delimitação da faixa da esquerda da seletiva, exclusiva para os BRTs, acontecerá por meio de segregadores. A faixa da direita da seletiva poderá ser utilizada por ônibus, veículos de serviço e táxis. Essa regra vale para todos os dias da semana. Para garantir a segurança na ultrapassagem dos BRTs expressos nas proximidades das estações, a faixa seletiva será segregada com tachões. Em trechos de calha única, apenas ônibus e BRTs serão permitidos.

Os veículos que transitarem na faixa ou via de trânsito exclusivo serão multados, salvo casos de força maior e com autorização do poder público. De acordo com o Art. 184 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), estarão cometendo uma infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47.   

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp BRT Transbrasil tem primeiro dia útil de funcionamento com todas as estações
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui