BRT Transolímpica: número de passageiros mais que dobra após compra de novos ônibus

Em março de 2021, quando a Prefeitura do Rio interviu no sistema BRT, corredor Transolímpica tinha média diária de 19 mil pessoas; em 2024, número cresceu para 49 mil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ônibus ''amarelinhos'' no corredor Transolímpica do BRT do Rio de Janeiro - Foto: Arquivo/Prefeitura do Rio

O BRT Transolímpica teve um aumento de mais de 150% no número de passageiros nos últimos três anos, após a compra de novos ônibus por parte da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Em março de 2021, quando a gestão Eduardo Paes interviu para reassumir o controle do sistema BRT na capital fluminense, a média diária de pessoas utilizando as estações do corredor Transolímpica era de 19 mil. Já em março deste ano, esse número cresceu para 49 mil.

A Transolímpica, localizada na Zona Oeste do Rio, tem 23km de extensão, ligando Deodoro ao Recreio dos Bandeirantes. O corredor foi o primeiro do sistema BRT a operar com a nova frota de ônibus, chamados de ”amarelinhos”. Com mais articulados em operação, houve uma redução de até 63% nos intervalos das linhas nos horários de pico.

De acordo com a Prefeitura, os novos ônibus contam com moderna tecnologia e são equipados com telemetria para análise de desempenho.

Advertisement

Eles possuem interação com o usuário (microfone ambiente, painel de mensagens aos usuários que alertam sobre as próximas estações e alto-falantes) e são equipados ainda com câmeras; portas reforçadas; aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque; sistema de bloqueio de porta que impede o movimento do ônibus enquanto as portas estiverem abertas; cabine segregada para o motorista; painel de temperatura; área reservada a pessoas com deficiência; tomadas USB; entre outros itens.

Vale ressaltar que, além da Transolímpica, o BRT do Rio é composto também por outros três corredores: Transbrasil, inaugurado recentemente; Transcarioca; e Transoeste.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp BRT Transolímpica: número de passageiros mais que dobra após compra de novos ônibus
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. O certo é escrever: Em 2021 a prefeitura do Rio interveio. O verbo intervir segue a mesma conjugação do verbo vir (irregular). Não é interviu, que é terminação de conjugação do derbo ver. Jornalista deveria saber disso ao escrever.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui