Busca por antigripais cresce 569% em dezembro no Rio de Janeiro

Levantamento do Consulta Remédios também aponta aumento de 170% na busca por informações relacionadas a remédios para sintomas de gripe

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de Alena Shekhovtcova no Pexels

Cresceu 569% em dezembro a venda de medicamentos relacionados ao tratamento da gripe, nas farmácias do Rio de Janeiro. O dado é um recorte realizado pelo Consulta Remédios, maior marketplace de farmácias do Brasil e reflete o cenário da evolução da variante H3N2, que a Secretaria de Estado da Saúde já classifica como epidemia. A comparação foi feita entre os dias 5 a 17 de dezembro e o mesmo período nos dois meses anteriores. Outro dado que chama a atenção no levantamento realizado pelo Consulta Remédios é o crescimento de 170% no número de usuários que visitaram páginas de produtos utilizados para o tratamento da gripe. 

Percebemos que as buscas por remédios relacionados aos sintomas da gripe tiveram uma disparada a partir do dia 5 de dezembro. Fizemos uma análise das vendas desses medicamentos no período, no Rio de Janeiro, e descobrimos esse pico. Completamente anormal e fora de época, como os casos da doença no estado“, diz a farmacêutica Francielle Mathias, do Consulta Remédios.

Os dados apurados pelo site são reflexo da explosão de casos de influenza que levam a uma epidemia causada pela presença da variante no estado fluminense. Na terça-feira (14) a Secretaria de Estado de Saúde informou um crescimento de 239% na média móvel de atendimentos para casos de síndrome gripal nas Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) da rede estadual na comparação com os últimos 14 dias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Busca por antigripais cresce 569% em dezembro no Rio de Janeiro

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui